Dicas para tornar a sua empresa um ponto de venda atrativo durante liquidações

Ah, as liquidações! Seja para empreendedores ou para consumidores, esses são momentos de emoções intensas. A ideia desta estratégia de marketing é reduzir o preço de produtos e serviços, oferecendo condições especiais e até brindes a fim de promover a marca, um item ou resolver os estoques parados das lojas. Um ótimo exemplo disso é a Black Friday, sobre a qual já falamos e oferecemos algumas dicas.

As liquidações são uma ótima ideia para sua empresa, porque oferecem benefícios como:

  • A fidelização do público e a conquista de novos clientes.
  • Um giro de estoque e o aumento do fluxo de caixa.
  • A melhoria da imagem da sua marca, dos seus produtos e serviços.
  • Uma vantagem contra os concorrentes que não investem em estratégias criativas.
  • Em promoções físicas, o crescimento do interesse em sua loja e instalações.
  • Nas digitais, o aumento de visitas ao seu site e a expansão do seu perfil nas redes sociais.

 

Essa ação pode ser utilizada em diversos momentos do ano, como nas datas comemorativas (Dia dos Namorados, das Mães, dos Pais, Páscoa, Natal etc.) e nos dias seguintes a elas, quando é preciso eliminar o estoque sobressalente de produtos sazonais. Também é possível criar promoções personalizadas conforme a sua identidade ou participar de eventos regionais, como o Liquida Santa Maria

 

Esse evento é realizado pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, e conta com o apoio da Prefeitura Municipal. Desde 2015, nota-se um aumento de mais de 316% na participação dos lojistas locais, que aproveitam o momento para movimentar suas vendas. Essa ação também é vantajosa para os santa-marienses, que, em 2023, puderam aproveitar mais de 500 lojas com ofertas especiais. 

Para participar desse ou de outros eventos, você precisa se preparar! Por isso, a ADVT Brasil separou algumas dicas que lhe ajudarão neste processo:

1 – Planeje, planeje, planeje!

Para promover um evento assim, você precisa de um planejamento prévio. Não adianta deixar tudo para o último dia, pois não haverá tempo! 

Pense que a maioria dos consumidores espera datas especiais para presentear pessoas queridas, realizar grandes compras, procurar por serviços diferentes e passar por experiências novas, justamente porque:

a) muitas vezes, é uma temporada de férias; ou
b) já existe uma cultura de fornecer ofertas e promoções no período. 

Perder um desses momentos pode ser danoso para o seu estabelecimento, já que seus consumidores não poderão alcançar a expectativa.

Ao pensar na data, você pode estimular experiências voltadas para o que o período remete. O Natal é o momento de reunir famílias e reencontrar pessoas amadas, já o Carnaval representa a folia, com muita alegria e festa entre amigos. Explore tudo aquilo que a época tem a oferecer!

2 – Pense em boas ofertas.

Tendo em mente que muitos clientes esperam esses momentos para adquirir produtos e serviços com desconto, ofereça mais do que os seus concorrentes! Invista em: 

  • Deduções progressivas.
  • Combos especiais.
  • Frete grátis.
  • Brindes.
  • Personalizações. 

Todas essas ações podem fazer a sua promoção bombar por serem estratégias que chamam a atenção do público e facilitam a venda por oferecerem “algo a mais”. 

3 – É hora de agir!

É hora de aplicar todo o seu planejamento, na prática:

  • Crie uma identidade visual que seja coerente com a proposta da liquidação.
  • Sinalize quais são as condições especiais e quais os itens que continuam no valor original.
  • Treine a sua equipe de vendas para estar apta para o grande dia/período.
  • Aposte em materiais impressos que anunciam o evento enquanto espalham a sua identidade pelo mundo. 

💡 Ideias de mídias: adesivo de vitrine e de chão, bandeirolas, cartazes, flyers, anúncios em revistas etc. 

4 – Não esqueça da consonância entre a área digital e o offline.

Esses eventos são o momento perfeito para fazer as suas mídias digitais se harmonizarem com o trabalho offline. Faça uma campanha com antecedência, informando as atrações e instigando a curiosidade do seu público. 

💡 Ideias de mídias: tráfego pago, posts em redes sociais, reels, blogs, rádio, tv aberta, outdoor etc.

Após tantas dicas, já está mais fácil planejar a próxima liquidação? Se precisar de ajuda nesse processo, conte com a ADVT Brasil para todas as etapas.

Se precisar de um auxílio, estamos à disposição para conversar com você. 

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