Saiba como a sua marca pode se destacar com as Mídias Offline

Se um dia as mídias offline eram o que existia, hoje elas são definidas como todas as produções que não são veiculadas na internet (ou seja, jornal, revista, rádio, televisão, outdoor, panfleto, entre outras). Mas isso não quer dizer que elas tenham perdido espaço. Em um mundo cada vez mais informatizado, retomar as produções físicas traz experiências diferenciadas aos consumidores.

Neste blog, você vai conhecer um pouco da história das mídias tradicionais, saberá como elas impactam seu público e receberá dicas de como utilizá-las no dia a dia.

Um brevíssimo resumo da evolução dos materiais publicitários

As mídias foram evoluindo conforme a complexidade do produto, a demanda ou o serviço aumentava ao longo da história. Elas acompanharam as transformações sociais, tendo uma expansão significativa em 1450 com a prensa de Gutenberg que, além de contribuir para a disseminação do conhecimento, da arte e da ciência, foi essencial para o desenvolvimento das propagandas por permitir a reprodução rápida de materiais impressos. 

Mas não parou por aí! A publicidade se beneficiou com o aparecimento de novos meios de comunicação no século XIX, onde, para além dos impressos e da propaganda oral, havia o rádio, o cinema, a televisão e a fotografia.  Os profissionais precisaram aprender a incorporar e a aperfeiçoar várias técnicas de arte, redação e divulgação para captar a atenção e o interesse do público em meio a tantas novidades.

Já a partir do século XXI, a publicidade enfrentou novos desafios com a emergência das mídias digitais. Surgiram mais formatos, conteúdos, plataformas e, é claro, toda uma nova forma de se relacionar com o cliente. Agora, os clientes interagem com as marcas com mais facilidade e as relações são mais horizontais

Consequentemente, as mídias tradicionais perderam um pouco da atenção anterior. Porém, elas continuam sendo uma ferramenta importante para a estratégia de comunicação das empresas por complementar e potencializar a mídia on-line, gerando a integração entre os meios. Ao adaptar a tradição às novas tendências e demandas do mercado, você pode fortalecer a sua marca, ampliar o seu alcance e fidelizar os seus clientes.

Mídias que você pode utilizar no seu negócio

É só pensar em mídia tradicional que ele vem à mente: o outdoor. Esse gigante da publicidade é colocado em locais estratégicos e, quando bem pensado, consegue cutucar a curiosidade do público sobre a sua marca, produto ou serviço, podendo atingir milhares de pessoas diariamente. A criatividade deve ser explorada nesse formato de propaganda, que pode misturar diversas ideias, como o uso de LED, alocação de dois painéis ou mais, apliques 3D, entre outros. 

Outdoor produzido pela ADVT Brasil em 2019 que utilizou LED para recriar os faróis traseiros do Renault Stepway. Clique aqui para saber mais.

Com poucos elementos, a Coca-Cola usou da ilusão para recriar a garrafa mais famosa do mundo em um outdoor. 

Os panfletos e os flyers podem ser utilizados como um portfólio ou cartão de visita, compilando informações e descrevendo com mais detalhes seus produtos e serviços. Eles passam confiança, têm um ótimo custo-benefício e sua distribuição é simples. 

Flyer idealizado pela ADVT Brasil para a divulgação de serviços da Escola Musiartes em 2023.

Já o rádio e a televisão são meios muito eficazes de divulgação. Combinando sons e imagens, é possível criar mensagens emocionais e persuasivas que impactam as decisões e as impressões dos consumidores sobre sua marca, sendo um meio que também passa grande credibilidade.

VT Institucional produzido em 2020 pela ADVT Brasil, em parceria com a Inception Filmes, para o cliente Dermapelle.

Propaganda da Pepsi para a campanha “Pepsi Generation” de 1988, que utilizou elementos da cultura pop para atrelar sua identidade aos jovens.

Spot produzido pela Protex para a campanha “Vidas Cruzadas”.

Esses exemplos se convergem quando:

  • Potencializam o alcance da sua empresa, colocando seu nome no mundo e marcando-o na memória do público.
  • Despertam o interesse e a curiosidade sobre o produto ou o serviço oferecido.
  • Demonstram a diferença entre a sua empresa e a da concorrência.
  • Estimulam a compra por meio de técnicas de persuasão e gatilhos mentais.
  • Fidelizam clientes através da identificação com a sua identidade. 

5 passos para criar mídias offline 

Após identificar seu público-alvo e ter objetivos bem definidos, você pode seguir estes 5 passos para começar a criar suas próprias mídias off: 

  1. Chame a atenção com redação e arte bem elaboradas.
  2. Desperte o interesse utilizando um gatilho de curiosidade.
  3. Crie desejo do consumidor pelo seu produto ou serviço. 
  4. Gere ação por meio de frases de impacto.
  5. Fidelize com uma estratégia que englobe todas as áreas, desde sua identidade ao atendimento ao cliente.

Não esqueça de encontrar empresas parceiras que tenham as melhores propostas para o seu objetivo!  

Se precisar de um auxílio, estamos à disposição para conversar e elaborar cada uma dessas etapas com você. 

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