CHEGOU A SUA VEZ NA BLACK FRIDAY: CONHEÇA A PROMOÇÃO E PREPARE-SE PARA A DATA

A Black Friday é uma das datas mais importantes para o comércio brasileiro. Neste ano, em 24 de novembro, diversas marcas dos mais variados segmentos atrairão o público com ofertas imperdíveis.

Você acha que está preparado para seguir o fluxo? Saiba mais sobre este dia a seguir e veja como pequenas e médias empresas também podem aproveitar essa oportunidade.

BREVE (E NECESSÁRIO) HISTÓRICO

A Black Friday é um evento onde as empresas oferecem abatimentos de valores muito atrativos em
seus produtos. Ela foi criada para zerar os estoques após o feriado de Ação de Graças nos Estados
Unidos da América, além de incentivar as compras de Natal. Essa foi uma prática que permeou o
século passado, mas ganhou força e fama a partir da década de 1980. Atualmente, a ação não
conquista apenas os consumidores dos EUA, como também se expandiu para todo o mundo.

No Brasil, a promoção chegou em 2010 através do publicitário Pedro Eugênio, que a trouxe através de um site criado para comparar descontos. A ideia deu tão certo que hoje a data é uma das maiores e mais esperadas de todo o ano. Só em 2023, sete a cada dez consumidores afirmam que pretendem gastar igualmente ou mais do que em relação ao ano passado, enquanto 67% tem certeza que realizarão compras neste dia.

A BLACK NA PRÁTICA

Grandes marcas se preparam durante o ano todo para a data, que pode ser estendida para uma semana ou até um mês de promoções imperdíveis dentro de cada segmento.

Em 2021, a Magazine Luiza inovou com a “Black das Blacks” ao realizar uma transmissão ao vivo, em parceria com a Rede Globo, que contou com a apresentação de influenciadores, artistas do mundo da música e apresentadores de TV. Shows foram realizados enquanto as ofertas foram sendo narradas, chamando a atenção para o aplicativo de compras da empresa, o SuperApp Magalu.

A transmissão foi inspirada nas lives de venda de produtos que ganharam destaque nos últimos anos.

OS BENEFÍCIOS SÃO AS MAIORES INFLUÊNCIAS PARA AS MARCAS

Já o Burger King apostou em uma maneira divertida de aumentar o tráfego do site e diminuir a aglomeração em suas lojas durante a pandemia de COVID-19. Em 2020, lançou a campanha “Jogos Grelhados: BK Friday”, onde os consumidores poderiam jogar para conquistar cupons de desconto nos hambúrgueres.

“Queremos ser a marca de fast food mais conectada e ativa no universo digital e o conceito de nossa BK Friday deste ano traduz exatamente o que temos preparado de melhor para os nossos consumidores”
. Thais Souza Nicolau, diretora de Marketing do Burger King.

Mas se você ainda não investe na presença digital, saiba que ações offline também funcionam. Segundo uma pesquisa do Google, realizada em 2018, 40% das pessoas que conhecem a Black Friday têm receio de comprar on-line e cair em fraudes, 38% gostariam de ver os itens pessoalmente e 23% não gostam de gastar com fretes.

Isso significa que sua empresa pode atrair clientes para a loja física, dando uma oportunidade para caprichar no atendimento e fidelizar consumidores, como a Rede Super faz todos os anos. Com duas semanas de ofertas especiais e um dia com descontos em produtos selecionados, a franquia de supermercados atrai um grande público em todo o Rio Grande do Sul.

Confira o VT da última campanha de Black Friday da Rede Super

SURPREENDA SEU PÚBLICO

Em uma data tão concorrida, a surpresa é um fator decisivo para atrair o consumidor até a sua empresa. Além disso, estabelecer uma relação de confiança e segurança com seus clientes e futuros leads é essencial para converter aquelas pessoas que estão em dúvida se vão aproveitar as ofertas.

Antes de ter alguns insights com as ideias a seguir, lembre-se de que é importante haver uma boa
publicidade através das mídias on-line e offline da sua empresa, a fim de mostrar ao público que
você está engajado com a promoção. Outdoors, pacote de mídias sociais, spots de rádio e VTs para
veicular em bons horários na televisão destacam a sua marca e instigam os consumidores a
aproveitar suas condições especiais.

AGORA SIM…

Confira algumas ideias para botar em prática neste ano:

● Instale uma roleta com descontos de 10% até 80% em todas as compras à vista, incentivando o cliente a visitá-lo e tentar a sorte.
● Participe da Color Week com uma semana de promoções variadas em todos os setores da sua loja.
● Ofereça brindes exclusivos que mudam a cada 12 horas, aumentando o volume de vendas e instigando a curiosidade sobre suas ofertas.
● Utilize grupos do WhatsApp para oferecer oportunidades exclusivas aos clientes.
● O desconto progressivo também é uma boa ideia: quanto mais o cliente comprar, maior será o abatimento.
● Conceda cashbacks sobre as compras: quanto mais o consumidor levar, mais dinheiro de volta ele receberá.
● Incentive a compra de presentes para as festividades de Natal e Ano Novo durante a data.

Essas são algumas práticas simples que podem fazer da sua primeira Black Friday um sucesso! Mas cada marca é diferente e precisa levar diversos fatores em consideração na hora de criar uma campanha. É por isso que você deve contar com uma agência que se preocupa em oferecer o melhor dentro das suas possibilidades.

Conte com a ADVT Brasil para auxiliá-lo e tenha uma ótima Black Friday em 2023!

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