O Marketing Social tem ganhado espaço na publicidade, demonstrando que temas como a saúde e o bem-estar dos consumidores têm grande potencial de conquistar não só a simpatia, mas também a fidelidade do público. Neste blog, vamos te mostrar a importância de campanhas, em especial a do Outubro Rosa, e como as marcas podem ser impactadas positivamente por essas ações.
PARA BOTAR EM PRÁTICA, É PRECISO COMPREENDER
Você já ouviu o termo “Marketing Social” anteriormente? Ele é um conjunto de práticas publicitárias que visa incentivar a conscientização, o debate e as ações voltadas para causas sociais. É uma excelente alternativa para negócios que querem reforçar seu nome e estabelecer valores considerados importantes pelo público.
É comum que os estabelecimentos sejam vistos apenas pelos seus produtos e serviços. Porém, essa visão está mudando e, cada vez mais, há investimentos em ações que vão além da comercialização — é o que chamamos de Marketing 3.0. Nele, centramos o foco no cliente, considerando suas necessidades e preocupações, reafirmando os valores institucionais e demonstrando preocupação com o bem-estar do público.
Mesmo que o intuito não seja comercial, mas estabelecer uma relação de proximidade com o consumidor, as campanhas sociais podem impulsionar as vendas e os serviços prestados, visto que 87% dos brasileiros valorizam empresas com práticas sustentáveis e 22% pagariam até 25% mais caro por produtos oferecidos por marcas vinculadas a causas sociais.
É SOCIAL, É POP!
Essas ações são efetivas, porque os empreendimentos demonstram ser constantes nos valores repassados. Um grande exemplo de resultados efetivos é o McDia Feliz, idealizado pela rede de fast food Mc Donalds. Em uma ação de filantropia realizada em um dia por ano, todo o valor arrecadado na venda do sanduíche Bic Mac é destinado às instituições de combate ao câncer infantojuvenil e à educação de jovens.
“Desde sua primeira edição, cerca de R$350 milhões já foram arrecadados pelo McDia Feliz”.
Outra ideia excelente é a “Papai Noel dos Correios”. Há anos, pessoas físicas, empresas e instituições têm a oportunidade de apadrinhar crianças de todo o Brasil, que enviam cartinhas pedindo desde materiais escolares até brinquedos e doação de alimentos. A instituição é mediadora tanto das cartinhas como das entregas, garantindo 100% de atendimento.
Confira o VT da campanha de Natal dos Correios de 2022.
O Outubro Rosa também é um momento de engajamento das empresas. Durante o mês, diversas ações são realizadas para alertar as mulheres sobre a importância de realizar exames e de estar atenta ao próprio corpo. Essa campanha já é tradição na Rede Super que, ano após ano, sai às ruas de Santa Maria e região para compartilhar informações sobre a doença.
Neste ano, a equipe criativa trabalhou com a chamada “O toque é um ato de amor”, incentivando o autoexame.
Para o digital, a ADVT Brasil planejou a identidade de peças de mídia, como capas, banners, avatares e posts para redes sociais, oferecendo um pack com todos os itens para os filiados da Rede Super (a maior franqueadora de supermercados do Rio Grande do Sul). Já nas peças impressas e físicas, trabalhamos com bandeirolas, encartes, banners para ponto de venda, flyers, camisetas e pulseirinhas, as últimas três utilizadas para realizar a ação no centro da cidade. Você também vai
encontrar o conteúdo da campanha na televisão. Confira o vídeo abaixo.
Vídeo da campanha Outubro Rosa da Rede Super
Como de costume, a Rede Super, em parceria com a ADVT Brasil, foi para as ruas para conversar com o público a respeito da prevenção e conscientizar sobre os sinais do câncer de mama. Essa ação já acontece há anos e tem uma boa receptividade do público, que leva a pulseirinha temática como forma de visibilizar a ação, enquanto aprende mais com o flyer informativo.
Além de se mostrar preocupada com a saúde de suas consumidoras, a Rede Super tem sucesso com esta ação, porque retoma o assunto ao longo do ano. Por meio de um conteúdo informativo sobre saúde, alimentação saudável e exercícios físicos, seja em outras campanhas, seja com publicações nas redes sociais, a franqueadora reforça sua preocupação com o bem-estar da população.
COMO VOCÊ VIU…
Existem diversas maneiras de atrelar a sua marca às causas sociais. O importante é que ela sempre esteja vinculada a esses valores, respeitando as possibilidades de ações do seu negócio e as preocupações do seu público-alvo.
Quer incorporar o Marketing Social à sua empresa? Conte conosco para encontrar a causa certa para você!