O papel da identidade visual na construção de uma marca de sucesso

No mercado atual, uma empresa aumenta seu potencial de destaque, mesmo quando competindo com outras do mesmo segmento, ao investir em uma boa identidade visual. Neste blog, você saberá como a prática é capaz de impactar diretamente nas vendas, conhecerá todos os elementos que a compõem e entenderá a importância dessa estratégia para consolidar sua marca.

A relevância de um visual coerente

A identidade visual é composta por elementos gráficos que representam e diferenciam uma marca da outra. Esses elementos desempenham um papel importante por diversas razões e, por isso, precisam ter como característica a coesão.

Essa apresentação visual é, frequentemente, o primeiro ponto de contato com o consumidor. Se for marcante o suficiente, ela consegue atrair a atenção e despertar o interesse e o desejo imediatamente.

Já a coesão facilita o reconhecimento e a memorização. Em um cenário competitivo, onde múltiplas empresas disputam a atenção do público, ser lembrado primeiro é fundamental.

Ademais, essa imagem comunica os valores, a personalidade e os conceitos do negócio. Quando bem concebida, pode transmitir confiança, inovação, tradição ou outro atributo que a marca deseja explorar.>

O que sua identidade visual precisa ter

Se você ainda não tem a sua ou está interessado em renová-la, precisa considerar:

1. Conceito: a essência da sua empresa, seus valores e o que ela representa. É a base que guia todas as decisões e ações, fornecendo inspirações e significados essenciais para construir os próximos passos com coerência.

2. Nome: contribui para sua posição no mercado, o reconhecimento e o desenvolvimento de outros elementos. Mas lembre-se de que o processo de naming deve considerar:

  • Adequação ao público e à cultura;
  • Facilidade de memorização e pronúncia;
  • Originalidade;
  • Disponibilidade para registro;
  • Transmissão de uma mensagem positiva;
  • Versatilidade para diferentes cenários de aplicação.

3. Logotipo: é o rosto da marca e, por isso, deve ser único, facilmente reconhecido e adaptável a diferentes formatos e tamanhos.

O símbolo da Nike é um exemplo de reconhecimento, sendo facilmente identificado mesmo sem o nome da marca.

4. Paleta de cores: as cores escolhidas devem refletir a personalidade e evocar as emoções desejadas. Para saber quais aplicar em seu negócio, leia “A psicologia das cores no branding: como escolher as cores certas para impactar seu público-alvo”.

5. Tipografia: deve complementar o logotipo e transmitir a mensagem pretendida. Uma das coisas mais importantes é que ela seja legível em diferentes materiais e adequada ao conceito.

A letra cursiva é amplamente utilizada para transmitir elegância, criatividade e simpatia.

Já as marcas que usam tipografia sem serifa tendem a parecer joviais, modernas e livres.

6. Imagens: fotografias, ilustrações e ícones devem estar de acordo com o conceito, trazendo harmonia com os outros elementos nas peças publicitárias.

💡Você pode desenvolver um e-book como um manual de identidade visual contendo todos esses elementos, no qual a equipe criativa se baseará para criar textos, artes e demais materiais para a publicidade.

Veja o caso do McDonald’s

O McDonald’s é um exemplo notável de como uma identidade visual coesa pode levar ao reconhecimento global.

  • Os arcos dourados são conhecidos em todo o mundo, representando conveniência e sabor familiar.
  • As cores vermelha e amarela são usadas para energizar e estimular o apetite.
  • A tipografia é simples, moderna e fácil de ler, favorecendo a comunicação.
  • As imagens mostram alimentos saborosos e pessoas felizes, criando uma associação positiva.

Ao longo dos anos, a comunicação da empresa manteve o uso desses elementos, garantindo reconhecimento, memorização e fidelização. 

O que tudo isso significa para o seu negócio?

A consistência da sua imagem contribui significativamente para o aumento das vendas, porque:

  1. Atrai e retém clientes, gerando lealdade à marca.
  2. Destaca a empresa em meio à concorrência.
  3. Facilita a comunicação clara dos benefícios da marca e de seus produtos e serviços.
  4. Melhora a experiência do cliente, aumentando a satisfação e a probabilidade de recompra.

Assim, vemos que a criação de uma empresa de sucesso demanda uma identidade visual bem pensada. Investir nisso é uma decisão que pode impactar positivamente nos lucros, na fidelização dos clientes e na percepção da marca pelo público, criando uma base sólida para o crescimento e o sucesso a longo prazo no mercado.

Acha difícil criar tudo isso sozinho? Entre em contato para desenvolver uma estratégia especialmente pensada para você.

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