No mercado atual, uma empresa aumenta seu potencial de destaque, mesmo quando competindo com outras do mesmo segmento, ao investir em uma boa identidade visual. Neste blog, você saberá como a prática é capaz de impactar diretamente nas vendas, conhecerá todos os elementos que a compõem e entenderá a importância dessa estratégia para consolidar sua marca.
A relevância de um visual coerente
A identidade visual é composta por elementos gráficos que representam e diferenciam uma marca da outra. Esses elementos desempenham um papel importante por diversas razões e, por isso, precisam ter como característica a coesão.
Essa apresentação visual é, frequentemente, o primeiro ponto de contato com o consumidor. Se for marcante o suficiente, ela consegue atrair a atenção e despertar o interesse e o desejo imediatamente.
Já a coesão facilita o reconhecimento e a memorização. Em um cenário competitivo, onde múltiplas empresas disputam a atenção do público, ser lembrado primeiro é fundamental.
Ademais, essa imagem comunica os valores, a personalidade e os conceitos do negócio. Quando bem concebida, pode transmitir confiança, inovação, tradição ou outro atributo que a marca deseja explorar.>
O que sua identidade visual precisa ter
Se você ainda não tem a sua ou está interessado em renová-la, precisa considerar:
1. Conceito: a essência da sua empresa, seus valores e o que ela representa. É a base que guia todas as decisões e ações, fornecendo inspirações e significados essenciais para construir os próximos passos com coerência.
2. Nome: contribui para sua posição no mercado, o reconhecimento e o desenvolvimento de outros elementos. Mas lembre-se de que o processo de naming deve considerar:
- Adequação ao público e à cultura;
- Facilidade de memorização e pronúncia;
- Originalidade;
- Disponibilidade para registro;
- Transmissão de uma mensagem positiva;
- Versatilidade para diferentes cenários de aplicação.
3. Logotipo: é o rosto da marca e, por isso, deve ser único, facilmente reconhecido e adaptável a diferentes formatos e tamanhos.
O símbolo da Nike é um exemplo de reconhecimento, sendo facilmente identificado mesmo sem o nome da marca.
4. Paleta de cores: as cores escolhidas devem refletir a personalidade e evocar as emoções desejadas. Para saber quais aplicar em seu negócio, leia “A psicologia das cores no branding: como escolher as cores certas para impactar seu público-alvo”.
5. Tipografia: deve complementar o logotipo e transmitir a mensagem pretendida. Uma das coisas mais importantes é que ela seja legível em diferentes materiais e adequada ao conceito.
A letra cursiva é amplamente utilizada para transmitir elegância, criatividade e simpatia.
Já as marcas que usam tipografia sem serifa tendem a parecer joviais, modernas e livres.
6. Imagens: fotografias, ilustrações e ícones devem estar de acordo com o conceito, trazendo harmonia com os outros elementos nas peças publicitárias.
Veja o caso do McDonald’s
O McDonald’s é um exemplo notável de como uma identidade visual coesa pode levar ao reconhecimento global.
- Os arcos dourados são conhecidos em todo o mundo, representando conveniência e sabor familiar.
- As cores vermelha e amarela são usadas para energizar e estimular o apetite.
- A tipografia é simples, moderna e fácil de ler, favorecendo a comunicação.
- As imagens mostram alimentos saborosos e pessoas felizes, criando uma associação positiva.
Ao longo dos anos, a comunicação da empresa manteve o uso desses elementos, garantindo reconhecimento, memorização e fidelização.
O que tudo isso significa para o seu negócio?
A consistência da sua imagem contribui significativamente para o aumento das vendas, porque:
- Atrai e retém clientes, gerando lealdade à marca.
- Destaca a empresa em meio à concorrência.
- Facilita a comunicação clara dos benefícios da marca e de seus produtos e serviços.
- Melhora a experiência do cliente, aumentando a satisfação e a probabilidade de recompra.
Assim, vemos que a criação de uma empresa de sucesso demanda uma identidade visual bem pensada. Investir nisso é uma decisão que pode impactar positivamente nos lucros, na fidelização dos clientes e na percepção da marca pelo público, criando uma base sólida para o crescimento e o sucesso a longo prazo no mercado.
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