A psicologia das cores no branding: como escolher as cores certas para impactar seu público-alvo

Você sabia que as cores são ferramentas poderosas para as marcas? Se quiser entender mais do assunto, sugerimos que continue a leitura, pois, neste blog, falaremos sobre como elas impactam o psicológico, mostraremos a importância delas para o branding e daremos exemplos de uso e dicas práticas sobre como escolher os tons certos para o seu negócio.

Entendendo a psicologia das cores

Segundo o autor Robert Plutchik, há oito emoções primárias: a raiva, a alegria, o medo, a aceitação, a tristeza, a curiosidade, o nojo e a surpresa. Todas são impactadas pelas cores, que podem influenciar nossas percepções e comportamentos.

Isso acontece porque os efeitos delas envolvem tanto aspectos psicológicos quanto biológicos. O processo é o seguinte:

  1. Nossos olhos captam a luz e os cones (células sensíveis à cor) e fazem a leitura das tonalidades, enviando as informações ao cérebro através do nervo óptico.
  2. A informação é processada em regiões específicas do cérebro, como o córtex visual.
  3. Associamos esses dados ao nosso contexto social, cultural e geográfico, interpretando cada cor com base em experiências anteriores.

Sabendo disso, é possível prever como determinadas tonalidades irão agir sob os sentimentos e as vontades. Assim, a psicologia das cores pode ser aplicada ao branding das empresas para auxiliar a comunicar valores e impulsionar vendas. 

As cores são parte fundamental do seu branding

O branding é uma estratégia de comunicação pensada para representar a sua empresa de forma estruturada e positiva no mercado. Envolve um posicionamento de valores, propósitos e identidade.

É nessa identidade da marca que as cores desempenham um papel fundamental, evocando sensações e sentimentos relacionados à empresa. 

Veja alguns exemplos:

Não podemos deixar de mencionar a Coca-Cola em primeiro lugar. O vermelho vibrante desperta sentimentos de energia, paixão e alegria, fazendo-a ser reconhecida em todos os lugares do mundo.
O azul do Facebook associa a marca à confiança e à comunicação, sendo uma excelente cor para transmitir seriedade.
Sabia que o azul é a cor mais querida pelo público? Segundo o estudo de Eva Heller, no livro “A Psicologia das Cores”, 46% dos homens e 44% das mulheres o escolheram como sua cor favorita.
E quando é colorido? O Google faz uma ousada aposta ao empregar diversas cores em seus produtos, destacando diversidade, inclusão e inovação. Ao contrário de marcas que usam apenas duas cores para transmitir emoções específicas, a empresa usa várias para representar que, independentemente da sua localização geográfica, cultura ou preferências, os serviços sempre serão úteis e acessíveis.

Resumindo, escolher estrategicamente as cores da sua marca traz vantagens como:

  •  Diferenciação e reconhecimento no mercado. 
  •  Comunicação de valores e emoções.
  •  Relação mais próxima com o público.
  •  Consistência e coerência com sua identidade.

Aprenda a escolher as cores certas para o seu negócio

Agora que você já entendeu o que a psicologia das cores significa e como ela impacta no branding, que tal aplicar ao seu negócio?

Para começar, veja uma síntese do que representa cada cor, segundo a autora Eva Heller:

  • Azul: calma, confiança e profissionalismo.
  • Vermelho: paixão, energia e perigo.
  • Amarelo: otimismo, criatividade e juventude.
  • Verde: frescor, saúde e esperança.
  • Preto: juventude, elegância e autoridade.
  • Branco: pureza, paz e simplicidade.
  • Laranja: diversão, amizade e sociabilidade.
  • Violeta: espiritualidade, luxo e criatividade.
  • Rosa: charme, sentimentalismo e inocência.
  • Ouro: luxo, ostentação e riqueza.
  • Prata: modernidade, movimento e tecnologia.
  • Marrom: estabilidade, conforto e naturalidade.
  • Cinza: neutralidade, sofisticação e equilíbrio.

Com cada significado em mente, você pode adaptá-los para o seu empreendimento. Primeiro, você deve conhecer o seu público-alvo e saber quais são seus valores e interesses, já que as cores podem ter significados diferentes para cada faixa etária, localidade e gênero.

Por isso, é preciso ter em mente que o contexto cultural é extremamente relevante, pois o que é considerado positivo em uma cultura pode ter conotações negativas em outra e vice-versa. Depois, pense na mensagem que deseja transmitir e escolha cores que a reforcem. Se você quer mostrar que sua marca é criativa e cheia de energia, opte pelo amarelo, assim como a ADVT Brasil.

Por fim, é hora de testar as opções antes de tomar uma decisão para verificar a aplicação em todos os materiais de marketing, desde logotipo e embalagens até site e campanhas publicitárias. E não esqueça de manter a coerência, que é fundamental para reforçar sua identidade e criar conexão com seus consumidores.

Mas nós entendemos que essa escolha pode não ser tão fácil. Afinal, são várias coisas que precisam ser levadas em consideração até chegar na versão final. É por isso que estamos à disposição para lhe ajudar a construir uma marca de sucesso.

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