Como escrever textos que vendem ainda hoje, mesmo que você não saiba nada sobre copy

Não é preciso ser um expert em publicidade para entender que o texto está estritamente ligado às vendas. Afinal, boa parte das propagandas conta com roteiros, legendas, palavras em destaque, chamadas para ação, descrições, entre outros.

Dominar a arte da escrita persuasiva não aumenta apenas as chances de sucesso do seu empreendimento, mas também lhe capacita a se comunicar de forma eficaz com os consumidores. 

E é por acreditarmos nessa autonomia que desenvolvemos este texto para que você possa consultar sempre que necessário e aprender a aplicar algumas técnicas no seu negócio.

Entenda o que é copy

Antes de aplicar, é preciso compreender. 

O copywriting,  também conhecido como escrita persuasiva ou redação publicitária, é o resultado da aplicação de técnicas com o objetivo de convencer determinado público de algo. 

Geralmente, esse convencimento é em favor da venda de algum produto, serviço, ideia, posicionamento ou marca. E se engana quem pensa que é algo da era digital. 

O copy apareceu com força na efervescência criativa da propaganda durante a segunda Revolução Industrial, mas já ensaiava seus primeiros passos desde a invenção da prensa de Gutenberg em 1440. 

Mas é claro que a internet revolucionou a forma como vendemos, tornando a comunicação através de texto, imagem e áudio mais rápida e interativa, o que resultou em vendas instantâneas e alcance global.

Assim, o copywriting é uma poderosa ferramenta de venda que precisa ser levada a sério, tratada com ética e feita com responsabilidade. 

Saiba onde aplicá-lo

Faça um exercício de reflexão: pense nos lugares que você frequenta e nos posts das redes sociais que você vê. O que mais tem lá? 

Propaganda! Isso significa que o copy pode ser aplicado em todos os lugares e meios: jornais, revistas, panfletos, placas, busdoors, outdoors, anúncios digitais, banners, e-mails, páginas de vendas, rádios, podcasts, emissoras de tv e muito mais. 

Essa variedade de plataformas que permite a utilização da escrita persuasiva demonstra sua natureza democrática e acessível, podendo ser utilizada por empresas independente do segmento e do orçamento disponível, sendo ideal para diversos propósitos e objetivos.

Isso também significa que existem diferentes formas de montar um texto de vendas, desde as chamadas mais curtas até as redações mais longas e detalhadas. 

Hoje, vamos focar nas técnicas que você pode utilizar nos títulos para posts de redes sociais.

Comece a escrever

Técnica do COMO

Já abordamos uma das possibilidades de uso dessa técnica em nosso perfil.  

Ela é simples e pode ser aplicada com diversos objetivos. Basta iniciar sua frase com a palavra “como” e adaptar o restante. Veja nos exemplos abaixo:

“Como” + objeto + tempo + objeção

Como escrever textos que vendem ainda hoje, mesmo que você não saiba nada sobre copy.
Como aprender um instrumento em dois meses, mesmo que você ache que não tem talento.
Como ser fluente em inglês em apenas seis meses, mesmo que você tenha pouco tempo livre. 

Como” + público + pode + tempo

Como você pode melhorar suas técnicas de redação em apenas 15 minutos.
Como qualquer pessoa pode aprender a tocar violão em apenas dois meses.
Como seus filhos podem se tornar fluentes em inglês em apenas seis meses.


Técnica do número

Esse método pode ser aplicado utilizando os gatilhos mentais de sonhos e medos:

Número + sonho

3 maneiras rápidas de dominar a escrita persuasiva.
5 músicas para aprender no violão em um mês.
7 exercícios que lhe ajudarão a alcançar a fluência em inglês.

Número + medo

4 estratégias para superar o medo do bloqueio criativo na redação.
6 hábitos que estão atrapalhando o seu progresso na aprendizagem do instrumento.
8 mitos sobre o inglês que podem estar empacando a sua fluência.

Você também pode usar os sonhos e os desejos dos clientes

Referências + desejo do público

O que os mestres do copywriting podem ensinar sobre persuasão e vendas.
Aprenda as técnicas de piano que Mozart utilizava.
Descubra os segredos de aprender qualquer idioma com rapidez, usando métodos de professores renomados.

“Conheça” + produto + benefícios

Conheça o ADVT Escreve, um programa completo para você dominar o copywriting em 30 dias.
Conheça o Toca Raul, um método eficiente que lhe ensinará violão em um mês.
Conheça o English Pro, um curso que leva você à fluência em três meses.

Ou usar os medos do público-alvo

Curiosidade e medo

Erros de copywriting que todo empresário precisa evitar.
Veja quais hábitos que toda pessoa que deseja aprender um instrumento musical deve evitar.
Será que você, aluno de inglês, está cometendo estes erros?

“Cuidado” + alerta

Cuidado: não comece na escrita persuasiva antes de ler este blog.
Cuidado: não encoste em um violão antes de ler isto.
Cuidado: não se aventure a aprender inglês sem entender isto.

💡 Não esqueça de acrescentar os gatilhos mentais, como o medo e os desejos do seu público, na sua redação. Eles possuem o poder de engajar e influenciar a sua audiência a tomar decisões.

Embora essas técnicas sejam excelentes, algumas já estão começando a ficar obsoletas no mercado. Isso ocorre porque os consumidores sempre desejam receber um conteúdo novo, não fórmulas prontas.


É por isso que você precisa buscar um especialista em escrita criativa, que é capaz de aplicar todas as técnicas de maneira diferenciada para obter resultados ainda mais eficazes.

Venha para a ADVT Brasil para encontrar a estratégia mais adequada para você e seu negócio.

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