Má influência do bem: esfiharia ganha mais de 100mil seguidores após “propaganda” negativa de influencer

Você sabe como abordar um influencer para fazer publicidade da sua marca? Tem dica advertida no fim do texto!

Na última quinta-feira, 30 de janeiro, um influencer postou nos stories o seu descontentamento com a abordagem de uma esfiharia de Aracaju, @esfihaplanet, ao pedir que divulgasse a empresa em troca de esfihas, a famosa permuta. O problema é que o tiro saiu pela culatra. Os seguidores não apoiaram a fala grosseira e desnecessária do influencer e começaram uma campanha de divulgação do Esfiha Planet nas redes sociais e, em quatro dias eles já passaram da marca de 100mil seguidores no Instagram e 21mil no Twitter, rede social onde começou a campanha. Eu, como adoro um case cheio de erros e acertos para analisar, tive que vir dar pitaco sobre o caso. 

A abordagem foi errada, mas a grosseria desnecessária

Muito se discute entre os influencer/creators o que devem aceitar ou não, em termos de publicidade e permuta, para não desvalorizar a profissão. Tanto que é comum vermos prints revoltados de empresas propondo parcerias e permutas que, muitas vezes, são absurdas. Mas dessa vez o influencer passou dos limites e, ao criticar, acabou fazendo a melhor propaganda de todas. 

A @bris4lariss4 postou o print no twitter e obteve, até às 20h30 dessa segunda-feira,  9,4 mil retweets e 56,9 mil curtidas. Em meio a essa divulgação, aconteceu uma campanha para dar visibilidade e seguidores à esfiharia. Na quarta-feira passada, quando abri o perfil da @esfihaplanet, eles tinham apenas 1.555 seguidores no instagram. Hoje, após 4 dias de divulgação, somam mais de 100k.

O Esfiha Planet soube aproveitar a oportunidade nas redes sociais, você também sabe? 

Na internet, é preciso saber aproveitar as oportunidades e ainda bem que o Esfiha Planet, ~ou o seu social media~, aproveitou. No dia 30 eles já haviam criado um twitter, hoje com mais de 21mil seguidores, e o primeiro tweet já foi batizando os fãs de esfiheiros: 

Mandaram esfihas de agradecimento para a menina que começou com a divulgação no twitter:

Lançaram uma hastag pra galera compartilhar os feedbacks sobre as esfihas:

E claro que não poderiam faltar os memes:

Com todo esse bum nas redes sociais, no dia 31 a demanda foi tanta que o forno da efiharia acabou quebrando. Você até pode pensar que esse fato fosse deixar os clientes brabos ou irritados, mas as reações foram positivas:

Por não estar preparado, o @esfihaplanet teve um problema na produção devido à alta da demanda. Até hoje a esfiharia não voltou a abrir por não ter conseguido consertar o forno. Porém, mais uma vez está recebendo a ajuda de seus seguidores por meio de uma vaquinha online, onde estão recebendo doações para a aquisição de um novo forno e outros equipamentos para melhorar a cozinha. 

Spoiler do proprietário: será que Esfiha Planet vai virar franquia? 

A marca certamente soube aproveitar a oportunidade para se consolidar na internet e a presença de um social media foi muito importante, principalmente para saber se comunicar corretamente com os públicos de cada rede social. A marca Esfiha Planet ficou conhecida no Brasil todo e os seus produtos só receberam feedbacks positivos, qualidade + marca é uma das receitas do sucesso. 

Hoje, o proprietário da esfiharia, ao fazer alguns stories agradecendo e pedindo desculpa pelo problema do forno, soltou a frase: “logo logo o Esfiha Planet estará em cada canto do Brasil”. Será que vem franquia por aí? No twitter também foi anunciado novidades, agora basta esperar para saber. 

Dica: você sabe como abordar um creator/influencer? 

Grande parte dos influencers possui uma assessoria e, mesmo os que não possuem, o contato para parcerias geralmente está descrito na bio. É de bom tom que, antes de fazer uma proposta, você peça o presskit do influencer. Lá você vai poder conhecer o público, os números e os interesses dessa pessoa, para ver se casa com a sua marca. Também poderá encontrar valores de parcerias e, a partir daí, você terá mais clareza para fazer uma proposta, inclusive uma de permuta se for o caso. 

Não encontrou o contato da pessoa? Envie uma mensagem inbox, pelo perfil da empresa, nunca o seu pessoal, pedindo o contato da assessoria. 

Edit1 04/02:  O influencer twiteiro @brunozor pediu ajuda em seu twitter, com mais de 500mil seguidores, e a Brastemp aproveitou a oportunidade para fazer o bem e, ainda por cima, pegar o famoso trem andando nesse “bum” do Esfiha Planet.

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