Minha empresa deve usar memes nas redes sociais?

Na internet geralmente vence quem chama mais atenção. Mas se engana quem acha que é uma tarefa fácil. O desejo de toda a empresa é criar uma rede tão consistente de relacionamento com seus clientes, que sua marca passe a ser disseminada automaticamente pelos seus seguidores. A criação de conteúdo online é uma das estratégia utilizadas para que isso aconteça. E para isso, hoje em dia muitas empresas estão apostando em usar memes nas redes sociais.

O senso de humor é algo que nos une, online e offline, então porque o Marketing Digital não deveria utilizar desse aspecto em comum para impulsionar vendas? Alfredo Fedrizzi em seu livro “O Humor Abre Corações e Bolsos” diz que o humor é o sucesso da verdade e que a propaganda deixou de ser algo engessado com foco nas especificações de cada produto e, com a adição da persuasão, ela passou a ter mais brilho e visibilidade, o que a transformou em essencial.

Hoje, as marcas não se comunicam com os consumidores somente através de anúncios, mas nos mais variados meios, criando experiências diferenciadas e marcantes. Deste modo, o uso do entretenimento é um método empregado com a intenção de aproximar e chamar a atenção do público.

Mas será que a tua empresa também pode fazer uso dessa estratégia e utilizar memes nas redes sociais?

Identidade x Personalidade da marca

Quais são os seus objetivos enquanto empresa?

Para uma empresa utilizar do entretenimento, ou memes, como forma de conteúdo, é preciso que os objetivos da marca e como ela quer ser vista estejam expressos na maneira em que ela se comunica com seu público, aliando a sua imagem com a sua identidade. A identidade de uma marca é a maneira que ela gostaria de ser percebida por seus consumidores e é criada por meio da construção da sua personalidade. A criação da identidade passa pela delimitação do seu público e, a partir disso, a marca vai poder se expressar e conversar com ele dentro da rede de maneira eficiente.

Dessa forma, para a identidade da marca em meio online estar em consonância com o que ela deseja ser é necessário realizar uma reflexão e saber exatamente quem ela é. Hoje, as marcas não são apenas ícones que identificam um produto, elas passaram a ser o diferencial de compra no imaginário de seus clientes.

Construindo relacionamentos

O porquê utilizar esse tipo de estratégia?

Hoje, a grande liberdade de criação que há dentro das redes sociais são propícias para a utilização de conteúdo de entretenimento, eles acabam gerando engajamento e consequentemente maior exposição da marca. Além de exposição, a utilização dos memes nas redes sociais empresariais serve para dar início a um relacionamento com o futuro consumidor.

A marca, em meio online, passa a ter voz e ser algo que beira ao “palpável”, ela se relaciona, conversa e troca experiência com o seu público, pois é parte dele. Essa humanização, que se constrói a partir da linguagem que é utilizada, dos valores que ela reproduz, representado por meio da criação de conteúdos que geram engajamento com o seu público, aproxima e causa identificação, o que pode atrair mais consumidores e gerar fidelização.

A utilização do entretenimento como conteúdo

A comunicação online permite uma interação como público inexistente em outras mídias. A utilização dos memes nas redes sociais tem o poder de conquistar a sua audiência e aproximar o seu público, principalmente se ele for formado majoritariamente pela Geração Z, os nascidos após o ano de 1995, considerados mais digitais. Quando uma página tem um conteúdo atrativo o público irá segui-la mesmo que não tenha conhecimento prévio do produto, porém só de clicar no botão “curtir” já começou a criar uma relação com essa marca.

Os memes conquistam pessoas e as convertem em seguidores, pois eles tem o poder de humanizar as marcas e deixá-las mais acessíveis. Aparentemente essa estratégia gera muito engajamento dentro do Facebook e Instagram, porém é preciso determinar se esse engajamento acontece de maneira eficiente, se acontece realmente uma interação com o público ou é apenas uma fábrica de likes que não agrega nada para a marca.

É preciso entender quem é a sua empresa e que imagem ela que refletir, caso seja sóbria e clássica, e for direcionada para um consumidor mais discreto, a utilização dos memes não é apropriada. Se o público for jovem e acostumado ao ambiente virtual, a tendência é conquistar ótimos resultados.

Portanto, utilizar memes nas redes sociais ou não é uma estratégia que depende do posicionamento que você quer alcançar para a sua empresa. Gostou de saber mais sobre o assunto? Assine a nossa newsletter e receba outros conteúdos interessantes sobre comunicação e marketing diretamente no seu e-mail.

Não pare por aqui

Há mais para explorar!