Campanha publicitária institucional x promocional: em qual investir?

Quer investir em uma boa campanha publicitária, mas está na dúvida entre campanha institucional ou promocional? Então esse texto é para você! Vamos esclarecer a diferença entre as duas estratégias e te mostrar quando você deve investir em cada uma delas. Além de, é claro, de citar alguns exemplos para que você consiga visualizar as situações.
Saiba como começar
O primeiro passo para desenvolver uma campanha publicitária, seja ela de cunho institucional ou promocional é partir de um bom planejamento estratégico. Ele que vai te trazer informações e levantamentos imprescindíveis para definir os melhores períodos e quais tipos de campanha ideais para investir.
Ao visualizar os períodos do ano que você tem baixa em vendas, você estrutura campanhas promocionais afim de, aumentar o fluxo no seu ponto de venda e consequentemente aumentar as vendas. Nos períodos em que a situação é mais estável, você analisa a possibilidade de veicular campanhas institucionais, cujo propósito é posicionar ou reforçar a sua marca no mercado.

Campanha publicitária promocional

 

Esse mês, veiculamos a campanha do Aniversário de 61 anos da Gaiger, uma loja tradicional na cidade de Santa Maria (RS), que se destaca pela qualidade dos produtos e o atendimento personalizado, passados de geração para geração. A campanha tem como objetivo o aumento de vendas, então decidimos investir em uma campanha promocional.
Após o estudo das personas, a estratégia utilizada para lançar a campanha foi apostar tanto nas mídias tradicionais (televisão aberta, jornal e rádios), quanto nas mídias digitais (facebook, instagram, Google e Whatsapp). Do valor total do budget foram separados valores para investimento em anúncios em todos os canais digitais como Google Ads, Facebook Ads e Instagram Ads (feed e stories).
O destaque nas mídias digitais foi para o lançamento do novo site da Gaiger. Nele, estruturamos todas as informações básicas para conhecer melhor cada uma das lojas, bem como ter acesso a todos os seus canais. Para o site, foram elaborados vídeos institucionais das três lojas, além da produção de fotos e conteúdo institucional.

Campanha publicitária institucional

Com cunho institucional, lançamos também esse mês, a campanha para reforço e posicionamento de marca da HCC Engenharia Elétrica. A HCC é empresa de engenharia elétrica presente há mais de 12 anos no mercado, que oferece soluções em engenharia elétrica e energia solar para todo o estado do Rio Grande do Sul. Nesse último ano, abriu mais uma filial em Juazeiro do Norte da Bahia, onde atende a concessionária de energia elétrica Coelba.
Com o objetivo de fortalecer a sua marca frente ao mercado de energia solar, a HCC lançou um VT institucional que traz como conceito a utilização de energia limpa como fonte de energia. Com base no budget definido, o vídeo institucional foi lançado nas redes sociais da HCC Engenharia (Facebook, Instagram e linkedin) e enviado para uma base de mais de 5.000 leads. Além disso, foi reconfigurado todo o material gráfico de apoio de vendas com uma nova identidade visual.

campanha institucional

Campanha institucional + promocional

Outro formato de campanha institucional é quando você aproveita alguma data especial para apoiar, associando à sua marca, como foi o caso da campanha intitulada “Copa Rede Super” realizada pela Rede Super.
A Rede Super é a maior rede de supermercados do estado do Rio Grande do Sul, eleita pelo terceiro ano consecutivo líder de vendas no estado, com mais de 63 unidades de franquias em 24 municípios. O vídeo tinha objetivo de motivar os torcedores a vibrar pela nossa seleção em mais um mundial e linkar com a marca da Rede Super, falando que na Amarelinha (que podia ser tanto a Seleção como a sacola da Rede) você pode confiar.
A produção que levou mais de mês para ser organizada, brilhou nas telinhas de Tvs abertas no estado (RBS TV e TV Pampa), além de ser veiculada no facebook atingindo mais de 68 mil visualizações no Facebook.
Ou seja, não necessariamente os dois tipos de campanha devam ser veiculados separados. A campanha Institucional citada acima teve como mídia de apoio, as produções audiovisuais direcionadas as ofertas da semana, encabeçadas pelo conceito da copa do mundo.
É importante considerar que sua marca esteja sempre exposta no mercado. Você não precisa fazer durante todo ano grandes campanhas, mas como o velho jargão já diz: para ser lembrado é preciso ser visto e se você deseja que a sua marca seja top of mind do seu público, invista em campanhas publicitárias.
Lembre-se que tudo nasce de um bom planejamento estratégico. Levantar dados é a forma mais específica e assertiva de investir o seu dinheiro no caminho certo, que trará o melhor retorno para o seu investimento e uma efetiva comunicação com o seu público.
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