10 dicas para utilizar Instagram para empresas

Lançado em outubro de 2010, o Instagram vem conquistando cada vez mais o coração de seus usuários com suas novidades em cada atualização. Utilizado com o objetivo de compartilhar fotos e vídeos, o Instagram permite aplicar filtros digitais e compartilhar em várias outras redes sociais.

Com mais de 300 milhões de usuários ativos, sendo desses 53% mulheres, o Brasil está entre os países que mais usam a rede, gastando uma média de 257 minutos por mês conferindo a timeline. São mais de um milhão de curtidas por minuto! Impressionante, não é? Com essa popularização, cada vez mais a rede social tem sido usada como ferramenta de marketing digital para empresas.

Neste post te apresentamos 10 dicas para utilizar o Instagram para empresas. Tem dica para melhorar o seu posicionamento, engajamento e até para gerar negócios por lá. Se o Instagram combina com o perfil da sua empresa, aproveite ao máximo as dicas a seguir.

1. Utilize hashtags (#) menos populares

As hashtags (#) são hiperlinks que auxiliam no mecanismo de busca por usuários que estão postando sobre o mesmo assunto. Elas dão acesso a todas as fotos não privadas que foram postadas com a #. Porém, utilizar #s muito comuns pode ser um tiro no pé, já que uma grande quantidade de usuários vai utilizá-la e a busca pode se tornar muito difícil.
A dica é aguardar as sugestões de #s que a rede oferece quando você digita a sua ideia, e marcar uma opção não tão popular, para que você seja realmente encontrado. Conheça as #s que seu público usa e explore esse poder.

2. Utilize # em Inglês

A gente mora no país tropical, abençoado por Deus e bonito por natureza, mas o inglês é a língua universal e muito utilizado por toda a população mundial. Então se você quer ser encontrado, use também #s em inglês.
Mas, lembre-se de utilizar sempre as hashtags em português também. Afinal, seu público está no Brasil. Utilize os dois idiomas de forma complementar, um para alcançar o seu público e outro para aumentar o alcance das suas publicações.

3. Esteja presente

Para ter uma boa presença no Instagram, nunca esqueça de postar sempre fotos de boa qualidade com legendas envolventes. Gere identificação. Não é por que a sua conta é empresarial que você não tem que estar presente e participativo. Siga usuários para ser seguido também. Mostre que você existe ali.
Comente nas fotos, responda stories e interaja com seus seguidores. É importante você ser lembrando de maneira natural e orgânica, não apenas como interesse comercial. Humanize a sua marca!

4. Monitore comentários e seguidores de anúncios

Em todos os anúncios pagos, uma porção de usuários que não são seguidores aparece para dar aquele like. Mostre que você se interessou pelo contato dele e o siga de volta. Responda os comentários e gere interatividade.

5. Interaja com outras marcas e perfis

Você pode até achar que vai estar fazendo propaganda gratuita para outras marcas, mas na verdade você vai estar mostrando simpatia e interação com outras empresas, fortalecendo a sua marca. Marque perfis de amigos, clientes e conhecidos. Mostre empatia pela audiência.

6. Compartilhe fotos e o dia da dia da empresa nos stories.

Os stories devem ser usados com bastante frequência. Claro que você não precisa encher de pontinhos, mas mostre o dia-a- dia da sua empresa. Mostre o seu trabalho sendo executado, visitas, envie cupons de descontos pelos stories, instigue o seu seguidor a acompanhar você de todas as formas.

7. Envolva o seu público com conteúdo relevante nos stories.

Não pense que por ser storie e porque vai apagar em 24h que você pode postar qualquer coisa. Não! Poste conteúdo relevante. Conteúdo para ser “printado” e repostado.
Aproveite horários vagos ou produtos que precisam sair mais rapidamente e gere descontos relâmpagos. Beneficie quem se envolve mais com a sua rede!

8. Melhore o conteúdo

Sempre que for postar qualquer foto ou vídeo no feed, poste conteúdo. Ostentação é apenas para pessoa física.
Lembre-se do seu propósito enquanto marca e então venda essa ideia, venda seus valores e dicas relevantes. Eduque o seu seguidor. Posicione-se.

9. Crie um feed harmônico e humanizado

Nunca esqueça que o Instagram é uma rede social visual, ou seja, prioriza pela estética visual. Então crie um feed harmônico, com predominância de cores e ambientes.
Humanize o seu feed mostrando ações de seus colaboradores, clientes, amigos.

10. Conecte o seu Instagram com as suas outras redes.

As pessoas precisam saber que você existe, então não deixe de conectar o seu Instagram com as outras redes sociais que a sua empresa tem. Deixe o link do seu Instagram no Facebook e também no seu site.
Mas lembre-se de não replicar todos os posts do Instagram no acebook, já que este não é o objetivo.

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