Uma aula de Marketing Digital e Branding com a banda Fresno

Hoje, a banda Fresno lançou o seu oitavo disco “Sua alegria foi cancelada”. A banda foi uma das primeiras, se não a primeira, banda do Brasil a fazer sucesso na internet, lá no começo dos anos 2000. Um dos motivos de sempre utilizarem boas estratégias de marketing digital para conseguir gerar aquele burburinho e, dessa vez, não foi diferente. Com identidade visual nova, a Banda usou de todas as ferramentas disponíveis para alcançar o maior número de pessoas na internet e, principalmente, unir seus fãs em torno de uma causa: o lançamento do novo CD “Sua alegria foi cancelada”, no dia 05 de julho de 2019, especificamente às 00h01. 

1 – A importância da criação de um grupo no Facebook

Com o intuito de unir e interagir com os seus fãs, no dia 27 de maio a banda criou um grupo no Facebook chamado #F8, em referência ao oitavo disco da banda. Neste momento, o grupo está com 6.710 pessoas. Já pensou ter um banco de dados, com essa quantidade de fãs da tua marca, para coletar e disseminar informações? 

O grupo foi anunciado pela página do Twitter da banda.

E os fãs foram à loucura. 

O anúncio do novo álbum aconteceu no dia 14 de junho, quase um mês após a criação do Grupo #F8. Não preciso nem dizer que a ação foi extremamente efetiva para o público, pela proximidade que ele passou a ter com a banda, e que as publicações e interações não param um minuto, né?! A todo o momento os fãs estão criando conteúdos e muitos memes virais para a marca e, consequentemente, contando seus desejos diretamente para os integrantes da banda. É como se você fosse lançar um produto sabendo exatamente o que o seu público espera dele, praticamente impossível errar!

Já no dia 17 de junho, a primeira parte da nova narrativa visual da banda estava completa no Instagram. Momento que aproveitaram para anunciar o nome do CD alterando o nome do grupo.

2 – Lançamento da nova identidade visual e reposicionamento de marca

No dia 14 de junho, a data de lançamento do disco foi anunciada com um “recomeço” do Instagram da banda e com a troca de identidade visual em todas as plataformas da Fresno e perfis dos integrantes. Confira o antes e depois do logo: 

 

 

 

 

 

 

 

E, de acordo com o Lucas Silveira, vocalista da banda, a explicação do novo logo é simples:

Lucas, que chegou a cursar publicidade por um tempo, em entrevista para a Revista Quem, contou que a responsável pela narrativa visual criada nas redes sociais, durante os dias que antecederam o lançamento do novo álbum, foi a diretora de fotografia Camila Cornelsen. “Hoje em dia as pessoas são bombardeadas com muita coisa. É importante que o lançamento seja consistente, que dure muito tempo, que fique martelando as pessoas até que todas ouçam“, comentou Lucas. E de fato, isso aconteceu.

O planejamento é tão importante para que tudo dê certo, que no dia 7 de junho a narrativa visual já havia sido construída.

Lucas ainda conta que todo processo criativo foi todo feito de maneira analógica, sem camadas de photoshop. “Tudo foi impresso, sobreposto e fotografado. Todos os testes são coisas valendo. Fizemos um material que pesa uns 2 kg de material fotografado.” O resultado de toda a apresentação dessa narrativa e nova identidade, você pode conferir no Instagram da banda. No total, foram 33 publicações desde o dia 14 de junho, até hoje, 05 de julho. 

As publicações exploraram muito bem o multimídia, com áudio, texto, vídeo e foto, em sua grande maioria. Além disso, a cor #CCFF00, divulgada exatamente assim, para que todos pudessem usar em suas redes sociais, tomou conta dos perfis dos fãs.

3 – O Twitter pode ser perfeito para a sua estratégia

É importante entender que existem pessoas para além dos muros do Facebook. Todo o trabalho do pré-lançamento foi feito utilizando o máximo de plataformas e redes sociais possíveis. Os perfis da banda no Twitter, principalmente dos integrantes, foram muito bem trabalhados, com identidade visual concisa e muita atualização. 

Em praticamente uma hora, das 12h24 até às 13h34 de hoje, data de lançamento do CD, a hashtag #SuaAlegriaFoiCancelada foi publicada e retuitada 500 vezes no Twitter, por 373 usuários com média de 1.585,14 seguidores cada um, gerando 690.612 impressões. É uma quantidade considerável de mídia espontânea em apenas 1 hora né? Confira no gráfico os dados gerados pela hashtag:

Gráfico do desempenho da hashatag #SuaAlegriaFoiCancelada no twitter, em apenas 1 hora, no dia de lançamento do álbum.

Temos que considerar que o Twitter é o lugar ideal para o uso de hashtags. Já no instagram, aparecem na pesquisa simples, um total de 514 publicações no feed até às 15h. 

4 – Para engajar, você vai precisar dar algo em troca

As ações da banda durante esse mês de divulgação na internet foram muito eficientes. Mas há um segredo aí: a troca. 

O que não faltou foram motivos para falar do novo disco da banda. E esses motivos não surgiram espontaneamente, eles foram criados como forma de estratégia de divulgação. 

O primeiro burburinho que movimentou os fãs, certamente foi a criação do grupo no Facebook. Após isso, foi o momento da banda arquivar todas as fotos da sua galeria do instagram e recomeçar. Confira alguns momentos do mês de pré-divulgação, que eu separei dos perfis relacionados a banda Fresno, para você ter um pouco de ideia de tudo o que foi feito para o lançamento do novo álbum. Tiveram muitos meme, ação com influencers, vazamento de de letras de músicas, storytellings e muito, mas muito spoiler:

  • Tiveram áudio vazados que deram o que falar. 

  • Teve spoiler de collab.

  • Tiveram youtubers resenhando previamente o CD. 

  • Teve digital influencer estampando a capa. Maju trindade tem mais de 5 milhões de seguidores no Instagram e também é fã da banda.

 

Ver essa foto no Instagram

 

olá. esta é uma voz sintetizada. não responda. essa mensagem é pré-gravada. não faça nada, essa emoção é simulada. não se preocupe, a sua vida foi pasteurizada. não retorne essa ligação. não fale nada. não sinta, não ame, não seja nada. não cante, pois sua história não será escutada. fora o tempo perdido dessa canção, sua vida não será documentada. sua vitória, jamais lembrada. sua ruína, celebrada, e – dentro da sua cabeça – eternizada, com firma reconhecida e em cartório registrada. desculpa incomodar. desculpa aparecer do nada. desculpa ser porta-voz da tragédia anunciada: #SuaAlegriaFoiCancelada. #SuaAlegriaFoiC̸a̸n̸c̸e̸l̸a̸d̸a̸ ||||| 05 ///// 07 ///// 19 |||||

Uma publicação compartilhada por Fresno (@fresnorock) em

  • Tiveram muitas ações de curtidas em massa.

  • E tiveram memes..

  • MUITOS memes. Grande parte deles criados espontaneamente por fãs e membros do Grupo do Facebook.

Enfim, ao longo da pré-divulgação, o número de ações foi bem alto e constante. E eu, como boa emo que sou, pude acompanhar, como público, e experienciar tudo, desde os primeiros indícios de um novo posicionamento da banda, até o lançamento do CD, na madrugada de hoje. A minha bolha social está amarelo marca texto #CCFF00, não há como fugir. 

Claramente conseguimos identificar um trabalho enorme por trás de cada uma das criações publicadas nas redes sociais da banda. A narrativa visual foi planejada em todos os detalhes. A cor escolhida, por ser diferente de tudo o que a banda já havia usado em seus álbuns, deixou, quem acompanha a banda, na expectativa de uma nova Fresno, mas com um resgate do passado, associado ao título mais dramático da história da discografia brasileira “Sua alegria foi cancelada”.

A narrativa poética, por funcionar muito bem no Instagram, foi uma excelente escolha. Tornou possível a tradução da música para os outros sentidos, para além da nossa audição. Nas descrições das faixas do YouTube, a banda apresenta as canções se intitulando uma “organização artística”, “ ‘tal música” é a x faixa do álbum ‘sua alegria foi cancelada’ da organização artística Fresno”, o que certamente casa muito com esse novo momento e essa narrativa multimídia criada por eles.

Curiosa estou para saber como irão sustentar tudo isso nos próximos dias. 

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