Textos para blog: dicas e estratégias de escrita

Planejar a escrita a partir de uma estrutura pré-definida facilita o processo de escrita e de identificação com o leitor. Saiba como estruturar seu texto e comunicar de maneira clara e objetiva.

Por muitos anos os textos disponíveis online foram cópias exatas dos textos publicados em jornais e revistas. Com o passar do tempo o cenário se modificou e hoje as especificidades da internet são muito mais exploradas na produção de conteúdo para web, respeitando o comportamento do leitor de acordo com o suporte midiático. Na internet, as pessoas estão mais sujeitas a interrupções e, costumam fazer uma leitura muito mais dinâmica do que em outros meios. 

Portanto, na produção de conteúdo para blogs é fundamental ter uma estrutura predefinida de texto. Essas estratégias de estruturação auxiliam tanto o autor como o leitor, já que otimizam o processo de escrita, e facilitam a captação das ideias por parte de quem está interessado no assunto.

Construindo um outline

O outline pode ser considerado o primeiro passo de escrita, é o esquema em tópicos que resultará no texto. Alguns passos para construir o outline: 

  • Escrever o objetivo do texto, definindo qual problema da persona ele vai resolver. 
  • Listar alguns tópicos que serão abordados.
  • Dentro desses tópicos, insira algumas ideias para incentivar o processo de escrita. Podem ser sugestões e ideias de forma bem livre. 
  • Revise o outline e veja o que faz sentido e o que está fora de contexto com a ideia do post.
  • Escreva! Ter algo pré-fabricado para guiar você irá ajudar a combater o temível “branco”, a não repetir ideias em outros tópicos e não se esquecer de nada importante.

A partir de agora vamos explorar os elementos que compõem a estrutura de um texto de blog, explorando as especificidades de cada um. São eles:

  • Título e Resumo
  • Introdução
  • Desenvolvimento em tópicos
  • Fechamento
  • Call-to-Action

Título e Resumo

O título reflete a primeira impressão do texto e define se as pessoas vão clicar no link do seu conteúdo ou não. Já o resumo é aquela sentença um pouco maior logo abaixo do título que sintetiza com mais detalhes o conteúdo a ser abordado. 

Uma dica importante é escrever o título somente depois de ter o texto pronto, o mesmo vale para o resumo. Assim eles irão refletir de forma clara o conteúdo abordado.  Outro detalhe interessante é utilizar no título e resumo as palavras-chave com foco na busca do Google 

Introdução

A introdução precisa identificar o assunto abordado através de embasamento (a partir de diferentes estratégias, que vamos abordar a seguir), além de fazer com que o próprio leitor se identifique com o tema.

Começar um texto é uma tarefa desafiadora, então aqui vão algumas estratégias para embasar o início da escrita:

Um questionamento

Você tem ideia de quanto tempo passa online durante o dia?

Dados estatísticos

Em 2019 chegamos a um total de 126,9 milhões de usuários de internet no Brasil.

Uma Citação

De acordo com o IBOPE “confirmando a tendência detectada há alguns anos, o estudo mostra o crescimento do acesso via dispositivos móveis.”

Um fato histórico

A internet foi criada em 1969, nos Estados Unidos. Chamada de Arpanet, tinha como função interligar laboratórios de pesquisa. Naquele ano, um professor da Universidade da Califórnia passou para um amigo em Stanford o primeiro e-mail da história.

Desenvolvimento em tópicos

O comportamento das pessoas no ambiente online é bastante instável, elas podem estar lendo um texto em determinado blog ao mesmo tempo em que acessam fotos dos amigos e interagem com eles nas redes sociais. Esse perfil de leitor multitarefa exige que se tenha um cuidado extra em tornar os textos atrativos e claros. Algumas dicas para tornar os textos mais atrativos são:

  • Quebrar o texto em parágrafos curtos;
  • Usar subtítulos;
  • Usar bullet points (como estes);
  • Usar negrito, itálico, citações e outros estilos (mas cuidado para não poluir o texto);
  • Incorporar outras mídias (imagens, vídeos, áudios, tweets, posts no Facebook e Instagram).

Fechamento

Concluir a linha de raciocínio é fundamental para não deixar a impressão de que o texto ficou sem o final da história. Para o fechamento a dica é sintetizar as ideias, recapitulando o que foi abordado e dando o enfoque para o ponto central. Também vale sugerir ações a partir dos aprendizados do conteúdo, reforçando o objetivo principal do texto.

Call-to-Action

Logo após o final do texto é recomendado utilizar um CTA. Esse recurso permite que o leitor, ao concluir o texto, faça a realização de alguma ação dentro do site. Através do CTA podemos conduzi-lo pela jornada de compra. Ou direcioná-lo para a leitura de algum outro material complementar, relacionado a temática.

O último,e importantíssimo passo da produção é fazer uma boa revisão, para garantir que eventuais erros sejam corrigidos. Uma falha, seja de gramática ou de concordância, pode não apenas prejudicar a interpretação do conteúdo, como também deixar o texto marcado pelo erro, desviando a atenção das pessoas. Se possível, é interessante pedir para que outra pessoa leia, já que, pelo envolvimento com o texto é comum não percebermos erros simples quando estamos escrevendo.

Durante a publicação do conteúdo

Com o texto finalizado, é importante olhar para alguns detalhes na hora de transpor esse conteúdo para o Content Management System (CMS). A seguir vamos pontuar alguns elementos importantes desse processo:

  • Título do post
  • URL
  • Imagens
  • Page title
  • Meta description
  • Headings
  • Categorias
  • Call-to-Action

Depois: promoção do conteúdo

Com o texto devidamente escrito e publicado, é hora de prover esse conteúdo. Para isso elencamos duas formas:

Compartilhar em mídias sociais

Utilizar os canais de mídias sociais da empresa é fundamental para começar a fazer com que esse conteúdo circule online. 

É importante lembrar não apenas do Facebook, mas também Twitter, LinkedIn, Instagram e qualquer outra que se aplique ao seu caso.

Acompanhar comentários

Após a publicação de um post podem surgir dúvidas, críticas e elogios. Acompanhar os comentários e garantir que a conversa continue fluindo é papel de quem publica.

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