~abre parênteses~ Estou escrevendo esse texto enquanto procrastino lavar a louça. E, sempre quando tenho que procrastinar uma tarefa em casa fico escorada na geladeira, por um bom tempo. Tirei uma foto desse momento, postei nos stories e, aparentemente, pelas respostas que recebi, ficar escorado na geladeira é um sintoma do procrastinador. Eu fico porque sei que se sentar é pior, me sinto mais útil em pé. ~fecha parênteses~
Vamos para o dicionário:
Os sintomas: Minha mãe chegava às 19h e a casa tinha que estar em ordem, às 18h eu começava a organizar. Durante a escola eu só estudava no dia anterior às provas e não lembro de um trabalho na faculdade que eu não tenha virado a noite fazendo, para entregar na manhã seguinte. Resumindo, procrastinar é viver com emoção.
Sempre achei que isso não influenciava no meu trabalho, até fazer um experimento de uma semana sem procrastinar, nem ao menos um minuto. Foi difícil? Pra *&%#$. O resultado: me sobrou um dia na semana, que fiquei em casa descansando ~obrigado advt~. Mas claro que isso só aconteceu na semana em que eu fiz o tal do experimento.
Como é praticamente impossível não ficarmos distraídos com a quantidade de informações que recebemos a todo o instante, principalmente pela palma da nossa mão, ainda mais eu que já procrastino normalmente e meu trabalho envolve realizar muitas pesquisas no Google ~a maneira mais fácil de se perder~, é difícil manter o foco por muito tempo. Então, eu precisava de uma resolução para o meu dilema: procrastinar menos e otimizar o meu tempo de foco.
Descubra quais os seus horários de maior foco
Pra eu conseguir usar melhor os meus momentos de foco, precisei descobrir quais eram essas situações. Observando a minha rotina, percebi que na parte da manhã sou mais focada, mas isso se deve a quantidade de pessoas e informações à minha volta. Então procurei por mais momentos como esse, em que eu estava com poucas pessoas e, como passei a percebê-los, acabei aproveitando ainda mais esses horários. O meu segundo momento de foco é após às 15h, acredito que é porque passa o período de almoço.
Como produzir mais nos momentos de foco
O Henrique Heinrich, diretor de arte aqui da Fábrica de Ideias, já deu algumas dicas aqui no blog sobre como criar em um dia difícil, mas depois que identifiquei os meus horários, ou momentos, de foco, ficou tudo mais fácil, pois pequenas mudanças de hábito tiveram bons resultados, são elas:
-
Ouvir música nos fones de ouvido. Se você divide o ambiente com outras pessoas, usar fones ajuda a focar mais. Mas eu passei a colocar, nesses horários, músicas muito conhecidas, pois o meu cérebro já está tão acostumado com elas, que não se distrai mais.
-
Não pegar o celular. Até pra olhar a hora eu pegava o celular, acabava abrindo vários aplicativos e no fim, nem sabia o porquê tinha desbloqueado o telefone. Nos meus momentos de foco eu não pego o celular. Na agência utilizamos muito o WhatsApp com os clientes, porém eu conecto no computador. Então não há motivos reais pra eu pegar o celular.
-
Além disso, tem que aprender a lidar com o mundo. Muitas pessoas acabam me chamando nesses momentos de foco, mas se é um assunto que pode esperar ou que é, no meu caso, de um cliente diferente, eu peço para esperar até concluir a minha tarefa.
Como não se martirizar nos dias de procrastinação
Não poderia faltar essa parte, afinal.. o pior da procrastinação não é a dificuldade de realizar tarefas simples e cotidianas, pois a gente sempre acaba realizando, mas sobre o incomodo psicológico que ela gera. Naqueles dias em que ela vence, tente não ficar sofrendo com isso por um tempo desnecessário. Sempre penso em como recompensar no próximo dia e realizo ~com emoção, mas nem tanto~ ou pode ser o momento de você triplicar os horários de foco do seu dia, afinal… se eu consegui manter o foco por uma semana inteira, um dia eu te garanto que é fácil.
Ah, mas por que eu faria isso, Tácia? Pelo simples fato de resinificar o seu prazer em entregar as tarefas! Para deixar de ficar frustrado por muito tempo e ser feliz só no momento da entrega em cima da hora, e ser feliz quando sobrar aquele tempo maravilhoso pra procrastinar.
Tácia, Coach de Procrastinação