Profissional de Odontologia investe em posicionamento de marca

Muitas são as vezes que profissionais com grande conhecimento em suas áreas optam por se posicionar no mercado a partir da comunicação. Em plena Era Digital 4.0, onde a tendência é o marketing de conteúdo, esses profissionais ganham um grande espaço para oferecer credibilidade e segurança por meio do seu conhecimento, a partir das inúmeras possibilidades que o mundo digital oferece.

Esse é o caso da Dra. Bruna Salamoni, dentista que buscou os serviços da nossa Fábrica de Ideias para fortalecer o seu nome e se posicionar em um novo mercado de atuação.

Dra. Bruna Salamoni e o marketing

A Dra. Bruna Salamoni procurou a Agência Advertência com a intenção de profissionalizar o seu nome e se posicionar no mercado de Santa Maria (RS), onde começou a atuar em janeiro de 2018. Bruna é Dentista formada pela Universidade Franciscana (UFN), Especialista em Dentística Restauradora pela Associação Brasileira de Cirurgiões Dentistas (ABCD), Mestre e Doutora em Odontologia com ênfase em Dentística pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A profissional entendeu que, em um mercado tão competitivo, era preciso se destacar investindo em publicidade.

Já na nossa primeira conversa diagnosticamos e alinhamos os objetivos dela e, então, traçamos as estratégias para auxiliá-la nessa nova caminhada.

O planejamento estratégico

O planejamento estratégico costuma ser um pouco assustador para o cliente que investe pela primeira vez em publicidade, visto que a grande maioria das pessoas não tem ideia da base do iceberg que precisa ser estruturada antes de a ponta ficar à mostra. Pensando nisso, envolvemos bastante a Dra. Bruna nos primeiros passos, para que ela entendesse a importância de cada etapa e o quanto uma dependia da outra para que todas as ações se concretizassem com sucesso. Inclusive, foi essencial a participação e envolvimento da cliente: ela nutriu a agência com todo o seu conhecimento, oferecendo conteúdo e participando da construção do planejamento desde o desenvolvimento da cultura organizacional e da definição de objetivos e metas.

A escolha do nome

Ao posicionar um(a) profissional liberal no mercado, sempre fica a dúvida entre utilizar o nome do próprio do(a) mesmo(a) ou criar uma marca sem alusão direta a ele(a). Neste caso, como uma das estratégias é posicionar a profissional pelo seu conhecimento e estudo, optamos que a marca levasse o seu próprio nome. Mas, por entender que, ao visualizar uma marca, as pessoas precisam compreender o que o(a) profissional ou empresa oferecem, optamos pela utilização do complemento “Estética Dental” – que, a partir do estudo de personas, concluímos que seria de mais fácil entendimento para a área de especialização da dentista.

Outro fator que nos levou a colocar a especialidade da profissional no nome foi incluir uma das principais palavras-chave na marca, fazendo com que os buscadores encontrem as páginas em redes sociais e site mais facilmente.

Branding

Ao concluirmos o planejamento, definimos como uma das principais ações o desenvolvimento de logomarca e identidade visual para a profissional. A dentista, que é apaixonada pela área e pelas atividades que desenvolve relacionadas a ela (tanto no âmbito docente, com os cursos que ministra, quanto nos atendimentos ao paciente que realiza em consultório), tem como propósito de marca salientar a importância de um tratamento estético no âmbito social e emocional das pessoas, promovendo o aumento da auto-estima e desenvolvendo a vontade de sorrir.

Com o objetivo de manter o equilíbrio entre beleza e saúde, fizemos uma associação entre a figura do dente, um dos principais símbolos da Odontologia, e as pétalas de uma flor de lótus – que, no âmbito emocional, simboliza a resistência, resiliência, a força e a transformação.

Em complementaridade, optamos por utilizar uma tipografia de hastes irregulares sem serifas, com o intuito de manter a relação com a estabilidade, segurança e força que objetivamos passar com o conhecimento técnico da profissional. A cor, um tom de azul com uma porcentagem de magenta para fazer alusão ao lilás, foi escolhida para remeter à transformação e sabedoria, dois dos fatores mais importantes na conduta da profissional.

Como parte do planejamento estratégico da Dra. Bruna Salamoni, também estão presentes a atualização constante das mídias sociais. Você pode conferir, curtir e aprender um pouco mais sobre a especialidade de estética dental diariamente nas páginas da profissional no Facebook, Instagram e LinkedIn.

E aí, o que achou? Conta para a gente nos comentários!

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