Preciso montar um e-commerce ou estou sofrendo do “efeito manada”?

Em 2008, estava nos primeiros semestres da faculdade de Publicidade e Propaganda, sedento por conhecimento, quando ganhei um ingresso para assistir a uma palestra na CESMA, qual o tema já nem lembro mais. Porém, teve uma fala sobre “efeito manada”, termo usado pelo palestrante para caracterizar a popularização do e-commerce nos EUA, que nunca esqueci. Para exemplificar, ele questionou quem ali já havia feito compras na internet, na época, em média 50% da plateia disse que sim. Depois, quem havia comprado calçados pela internet, e um número ainda menor respondeu positivamente. Por fim, questionou em quantos sites essas pessoas haviam pesquisado antes de comprar, ele citou a Netshoes e a Centauro, e surgiram da plateia apenas mais um ou dois sites.

No início dos anos 2000, com a popularização da internet nos EUA, as empresas descobriram que poderiam, teoricamente, vender para muito mais pessoas, foi assim que surgiram mais de 600 e-commerces específicos de calçados. O que aconteceu em pouco tempo? Mais de 90% quebraram!

Temos visto diariamente empresas lançando seus e-commerces, por uma necessidade que nos foi imposta abruptamente. O mercado não está preparado para ter mais de 600 empresas que ofereçam as mesmas soluções para um único público. Mas isso não significa que você não deva criar o seu e-commerce, viu?! Porém, para que ele funcione é preciso ESTRATÉGIA.

Confira as dicas que podem fazer o seu negócio digital se destacar:

1º Se você já tem um bom público na loja física, fiel e que conhece a sua marca, foque nele. Mostre que agora está ainda mais fácil comprar de você. Para compras na sua cidade, use o frete grátis;

2º Ofereça sempre uma boa experiência: não economize na sua plataforma, tenha fotos que mostrem bem o seu produto, ofereça diversas opções de pagamento e tenha uma entrega ágil;

3º Envie brindes personalizados com os seus produtos, mostre que você se importa e conhece bem o seu público;

4º Faça o cliente comprar de você novamente: dê um cupom de desconto para a próxima compra. Mande e-mail para quem não voltou a comprar, faça ele se lembrar da sua empresa;

5º Monte seu e-commerce, não porque todos estão fazendo, e sim porque você quer facilitar a vida do seu cliente. Pense sempre estrategicamente, tenha diferenciais nos produtos, no prazo de entrega, no payback e, por fim, não seja apenas mais uma opção entre outras 600 iguais a você.

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