Saiba como fazer um bom planejamento de comunicação

Lembro que, quando eu estava na faculdade, não via a hora de “me livrar” daquele monte de informações que eram as disciplinas de planejamento de comunicação. Eu achava aquilo tudo super desnecessário e pensava que nunca iria usar se um dia viesse a trabalhar com agência. Veja só como o mundo dá voltas…

Aqui na Advertência, o planejamento é a base de tudo: ele é o início, o meio, a continuidade e o fim. É o primeiro contato do cliente com os operários (que irão executar as campanhas), o elo que existe entre a agência e os nossos clientes. É a partir dele que sabemos para onde vamos, por que vamos, com quem vamos e, principalmente, quanto vamos investir para isso.

Já deve ter dado pra perceber que o planejamento é indispensável, né? Até mesmo a ideia mais brilhante corre o risco de não dar certo se não for devidamente estruturada e planejada. E para ter um melhor retorno sobre o investimento que você está destinando para o seu negócio, quanto mais planejar, melhor!

Por isso, neste post, vou te explicar o que é um planejamento de comunicação, qual a importância de adotar essa prática e como fazer um bom planejamento, com destaque para o meio digital. Continue acompanhando para saber mais!

O que é um planejamento de comunicação?

O planejamento de comunicação consiste em organizar e planejar tudo que for relacionado à comunicação da sua empresa, seja na relação cliente/empresa, empresa/colaborador ou colaborador/cliente, interna ou externamente.

É o documento que vai conter todas as informações importantes sobre a sua marca. Tudo, tudo mesmo! Em uma agência, o planejamento possibilita que qualquer pessoa que pegue o processo no meio do caminho consiga dar prosseguimento às demandas, porque nele há todas as orientações fundamentais.

Ele deve contemplar o estudo do seu público e as personas, as suas metas e objetivos, todas as estratégias que você precisará delinear para alcançá-los, quais meios serão utilizados e o investimento que você precisará fazer para alcançá-los, sem correr o risco de gastar mais do que deve. Ou seja, é um instrumento que permite que você tenha controle de todas as partes da empresa e saiba exatamente onde você quer chegar e o que precisa fazer para isso.

O que deve constar em um planejamento de comunicação?

Existem muito modelos de planejamento de comunicação, que variam muito de acordo com a agência que desenvolve e o perfil do cliente. Quanto mais estudo e pesquisa, melhores os resultados. Por isso salientamos sempre a importância de pesquisas e relatórios sobre o movimento do negócio, tanto financeiro quanto de comunicação.

Independentemente do modelo escolhido, são itens imprescindíveis:

  • histórico da empresa;
  • produtos e/ou serviços comercializados;
  • forças;
  • fraquezas;
  • personas;
  • definição das campanhas e estratégias comunicacionais por período;
  • metas e objetivos a serem alcançados;
  • canais de distribuição;
  • investimentos.

Depois disso, é importante estruturar o planejamento de comunicação em três pilares:

  1. O endomarketing, que se refere às estratégias de marketing pensadas e realizadas internamente, entre equipe e direção, para manter alinhada a comunicação da empresa;
  2. O outbound marketing, que é o marketing que expõe a sua marca de maneira “out”, ou seja, que externaliza as suas ideias e os seus produtos para o grande público;
  3. E o inbound marketing, que também é voltado ao grande público, mas é feito de maneira “in”, ou seja, sem ser percebido.

O inbound marketing é usado basicamente no mundo digital. Ele se caracteriza, a grosso modo, pela captação de leads e a sua “educação” para a compra, a partir de conteúdos relacionados aos produtos e/ou serviços que a empresa oferece. Mas essa é apenas uma das diversas estratégias disponíveis no mundo do marketing digital. Saiba, no tópico seguinte, um pouco mais sobre os elementos de um planejamento voltado ao meio digital!

Planejamento digital

Site, SEO (Search Engine Optimization), compra de palavras-chave de busca, conteúdos para blog, envio de newsletter e e-mail marketing, redes sociais, landing pages… Um planejamento de marketing digital pode contemplar esses e vários outros canais e recursos de comunicação, mas é importante que ele seja pensado de acordo com os seus objetivos.

Além disso, você precisa produzir os seus conteúdos de acordo com as personas, que podem ser mais de uma. Também deve lembrar que o comportamento do consumidor na internet é bem diferente do comportamento no ponto de venda, entre vários outros fatores.

O planejamento digital precisa ser acompanhado de perto, semana a semana, para analisar os resultados que as ações no digital estão gerando e como isso está refletindo tanto na sua empresa como nos próprios canais. As mídias digitais têm como vantagem entregar todos os resultados em números detalhados, para que o gestor da comunicação possa fazer uma análise do que está funcionando e do que não está. Então vale investir algumas horas no monitoramento dos números no mundo digital, para orientar melhor as ações que você deverá tomar no seu negócio.

Além disso, é importante definir uma calendarização anual com as estratégias que serão empregadas na empresa, detalhando quais ações realizar em cada período e um planejamento tático de cada uma delas. Este também é o momento de fazer a previsão do orçamento. Mas lembre-se sempre que todas essas estratégias devem se comunicar entre si para que o resultado final seja ainda mais efetivo, sejam elas digitais ou offline.

Quando realizar o planejamento de comunicação da sua empresa?

Você pode realizar o planejamento de comunicação do seu negócio em qualquer período, afinal, nunca é tarde para se organizar. Entretanto, o ideal é realizá-lo nos últimos meses no ano, para que possa ter um estudo sobre o movimento anual e já planejar todo o ano seguinte com base nessas informações. Mas não se detenha nisso! Se você considera que está na hora de se organizar, faça o levantamento das informações necessárias e comece a desenvolver o planejamento para melhorar a comunicação da sua empresa.

Se interessou pelo assunto e gostaria de desenvolver um planejamento de comunicação para a sua empresa? Entre em contato conosco, que nós podemos te ajudar!

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