Persona: saiba o que é e como criar a sua

Quem trabalha com marketing digital já sabe que público-alvo é um conceito ultrapassado quando falamos de internet. Afinal, o público-alvo de uma empresa é muito abrangente, podendo englobar vários perfis de pessoas. Como na internet é possível segmentar bem os seus anúncios, é ideal que você saiba exatamente com quem está falando, ou seja, quem é a sua persona.

Se você ainda não está familiarizado com este conceito, fique tranquilo que neste post vamos te explicar o que é persona, porque ela é importante e como você pode criar a sua. Continue acompanhando para saber!

O que é persona?

A persona é a representação fictícia do seu cliente ideal.  Para descobrir quem é a sua você deve coletar informações sobre os clientes que você já tem. Dados de pesquisas de mercado também podem ser úteis para ajudar a compor a sua persona.

Ela é composta por dados demográficos do seu público, como idade e gênero, e também por características comportamentais destas pessoas, como suas histórias de vida, objetivos, sonhos e desafios. Afinal, muitas vezes a decisão de compra está embasada mais nestes critérios do que nos demográficos. Portanto, é fundamental saber como se comunicar com o seu público com base nestas informações.

É claro que não são todos os seus clientes que vão ter o mesmo perfil. Mas, dentre toda sua base, você vai perceber que consegue agrupar a maior parte deles em um determinado perfil. Este é o seu cliente ideal!

Por que ter uma persona?

Depois de saber o que é persona você deve ter ficado se perguntando qual a importância de saber isso. Como já falamos brevemente na introdução deste post, o conceito de persona é muito importante especialmente em se tratando de marketing digital, pois só tendo a sua persona bem definida você vai conseguir enviar a mensagem correta.

Assim, é possível elaborar uma estratégia que atinja em cheio a sua persona e com isso alcance melhores resultados. Pensando assim, você evita de cometer alguns erros primários, como gastar dinheiro promovendo conteúdo para as pessoas erradas ou utilizar uma linguagem errada em posts e publicações.

Como criar a persona da sua empresa

Criar a persona da sua empresa não é difícil, especialmente porque você já deve conhecer muito bem o seu cliente. Então, basta documentar e traçar as suas estratégias com base nisso.

Acompanhe o passo-a-passo para criação da persona:

  1. Elabore um questionário de perguntas sobre quem é seu cliente típico. Esteja atento à características físicas e psicológicas da pessoa. Algumas perguntas que podem estar no questionário são: nome, idade, hobbys, meios de comunicação que mais consome, quais os assuntos que se interessa, nível de instrução, quais objetivos…;
  2. Responda o questionário ou repasse ele para quem pode responder com propriedade. Mais de uma pessoa pode preencher e as respostas podem ser analisadas, para chegar ao perfil mais próximo do cliente;
  3. Crie um documento com os dados compilados e que possa ser disponibilizado a todos na empresa. Este documento deve criar um “personagem” e pode ter nome, idade, escolaridade, ocupação, objetivos e desafios;
  4. Disponibilize as personas para todos da sua empresa, especialmente os que serão responsáveis pela criação de conteúdo.

Para facilitar este processo, a nossa sugestão é que você use o Gerador de Personas, criado pelos nossos parceiros da Resultados Digitais e da Rock Content. Com ele sua persona é criada de forma mais fácil e intuitiva, mas sem perder a qualidade.

Criei minha persona. E agora?

Depois disso, os passos seguintes são trabalhar no alinhamento das personas com a jornada de compra da sua empresa e na elaboração de um mapeamento e um calendário de conteúdo.

Eles serão muito úteis para você planejar a comunicação da sua empresa e saber exatamente como ela deve ocorrer nos próximos meses. Começar dá um pouco de trabalho, mas acredite, o resultado vale a pena!

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