O que pensar sobre a Anitta como empresária

Há quem enlouqueça quando toca uma música da AniRa em qualquer festa, ou até mesmo em casa, e essa pessoa certamente não sou eu. Na realidade, eu posso até aproveitar as músicas dela enquanto estiver em uma festa, mas, honestamente, não sei quais são as músicas dela. Eu não sou fã, não escuto as músicas e tudo bem com isso. Mas sempre soube que ela era uma grande profissional, empreendedora e visionária em se tratando de negócios, e foi por isso que, quando vi que ela fazia parte do time de Palestrantes do Empreende Brazil Conference 2019, não hesitei em comprar o ingresso e me largar pra Florianópolis – a capital do empreendedorismo no país.

Larissa (seu nome verdadeiro), a empresária, criou uma marca com apenas 17 anos. Criou um produto, um conceito, um fenômeno e ganhou o mundo com isso. A marca/produto Anitta, que bate recorde acima de recorde, atualmente é considerada a artista brasileira com maior destaque no mundo, com patrocínio de 11 marcas mundiais, além de administrar uma empresa com mais de 50 colaboradores em 4 países diferentes. Sem contar que ela é seu próprio produto, ou seja: somente em 2018, ela totalizou 135 shows, número que não para de crescer no ano de 2019. Ela não é só exemplo de empreendedorismo, mas também de profissional que corre atrás do que acredita, seguindo o seu instinto empreendedor, não se baseando no que “os outros fazem”. Como exemplo disso, Anitta, que administra seus negócios com o irmão, citou que não contrata ninguém que já tenha experiência com a indústria da música para trabalhar com ela. Ela prefere contratar pessoas que tenham vontade de trabalhar e estejam dispostas a vencer com ela e que compartilhem dos valores em que ela acredita. 

“Eu gosto de criar o meu próprio caminho. Esse foi o meu maior diferencial na minha carreira internacional. Muitas pessoas me passaram os caminhos para chegar nos resultados. Mas eu não gosto de ser dependente dos números. Eu não gosto de ser dependente dos resultados. Ser refém de números é um problema, porque números sobem e números descem de acordo com os acontecimentos, e aí? E a hora que você não tiver os resultados, a hora que as coisas fugirem do planejado, o que você vai fazer?” – Larissa Machado (Anitta).

Eu, como empresária e empreendedora, fiquei surpresa com cada fala, que começou de maneira bem tímida (por incrível que pareça) e que a cada pergunta desmembrava informações ricas sobre uma gestão inteligente e estratégica de sua marca e seus negócios. Por inúmeras vezes, Anitta cita que o seu caminho sempre foi humilde. Mesmo quando as coisas pareciam difíceis, tentava encontrar um caminho para que acontecesse e não perdesse nenhuma oportunidade. Conta que a frase que ela mais utiliza nessas situações é “Dá um jeito”, e complementa ainda: “Quando a gente tem um passado de não ter muitas estruturas e não ter muito dinheiro, você tem que dar um jeito. Então é o que eu sempre falo para a minha equipe”. Anitta aborda o relacionamento com clientes e contratantes de maneira muito séria. Entendeu desde cedo que o sucesso viria sem passar por cima de ninguém e dando um passo por vez.

“Por mais que a minha música pudesse estar em primeiro lugar, se eu considerasse que eu não tivesse trajetória e bagagem suficiente para cobrar um valor de um músico de 10 anos de carreira, eu não cobrava. Então, eu vou subindo proporcionalmente de acordo com o tempo e o êxito. Acho que as coisas precisam fazer sentido… Se você não constrói relacionamento com seus contratantes, com seus clientes, é importante você criar. Embora fosse cobrada pela equipe para cobrar um cachê mais alto, eu dizia: ‘Calma, que a gente vai cobrando pouco e vai dar um grande resultado com ele e na próxima ele vai lembrar da gente.’” – Larissa Machado (Anitta).

Ela citou momentos em que precisou de crédito, e que correu atrás de shows com cachê mais baixo para períodos distantes, mas que mesmo que com a fama rápida, não cancelou os contratos (hábito comum entre os artistas que ganham espaço muito rápido e aumentam seus cachês) e faz questão de cumprir com sua palavra. “Pra mim, é mais importante a palavra do que o cachê, porque isso também faz a sua imagem e o seu nome crescer e ter credibilidade”, afirmou.

Anitta conversou com o público em torno de 50 minutos e, com certeza, surpreendeu muitos dos que ali estavam. A vibração com a saída dela do palco foi com certeza maior do que a da chegada. Substituiu o pré-conceito de muitos que ali estavam por admiração, pela maneira de conduzir sua carreira e seus negócios. Hoje, com 26 anos, Larissa já anuncia que a marca/produto Anitta seguirá na ativa até seus 30 anos. Após essa data, ela trabalhará apenas atrás da mesa, administrando os seus negócios e todos os frutos que recebeu até aqui. Se eu virei fã? Sim, e muito! 😀

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