A arte da refação é a arte de colocar o seu estudo de Direção de Arte à prova do gosto pessoal do seu cliente. Nem sempre ambos se combinam e tudo bem. Existem caminhos que você desenvolve com o tempo e não há problema algum quando acontece. Como citei no texto “Todo mundo é um pouco de Diretor de Arte”, as pessoas sofrem influências visuais o tempo todo, e é natural que opinem em relação à imagem que estará vendendo a sua empresa/negócio, nem que seja o famoso “aumenta a logo” (falar sobre Direção de Arte sem citar essa frase não é falar sobre Direção de Arte).
Devemos sempre lembrar que o expertise sobre o produto e a persona é do cliente, então a opinião dele é sempre bem-vinda. É claro que devemos sempre ser incisivos quando a alteração pode prejudicar o resultado do cliente, até porque, nosso papel é oferecer resultado. Muitas vezes, abrirmos mão do que é o mais indicado de trabalhar visualmente apenas para satisfazer o cliente, pode ser um grande erro.
É preciso, através de bons argumentos, persuadir o cliente de que o caminho mais assertivo nem sempre é o caminho que vai satisfazer o gosto dele. Até porque, na maioria das vezes, o cliente não é a sua buyer persona. É preciso mostrar para o cliente o diferencial de trabalhar com um profissional da área, que agrega ao seu trabalho com uma gama muito ampla de conhecimentos e estudos, como:
- a compreensão das simbologias;
- o significado das cores;
- os estilos de fontes e elementos mais apropriados para o tipo de mídia que o layout será aplicado;
- entre muitos outros fatores, é claro!
E você, o que acha do assunto? Se identificou? Me conta nos comentários!