Você sabe como abordar um influencer para fazer publicidade da sua marca? Tem dica advertida no fim do texto!
Na última quinta-feira, 30 de janeiro, um influencer postou nos stories o seu descontentamento com a abordagem de uma esfiharia de Aracaju, @esfihaplanet, ao pedir que divulgasse a empresa em troca de esfihas, a famosa permuta. O problema é que o tiro saiu pela culatra. Os seguidores não apoiaram a fala grosseira e desnecessária do influencer e começaram uma campanha de divulgação do Esfiha Planet nas redes sociais e, em quatro dias eles já passaram da marca de 100mil seguidores no Instagram e 21mil no Twitter, rede social onde começou a campanha. Eu, como adoro um case cheio de erros e acertos para analisar, tive que vir dar pitaco sobre o caso.
A abordagem foi errada, mas a grosseria desnecessária
Muito se discute entre os influencer/creators o que devem aceitar ou não, em termos de publicidade e permuta, para não desvalorizar a profissão. Tanto que é comum vermos prints revoltados de empresas propondo parcerias e permutas que, muitas vezes, são absurdas. Mas dessa vez o influencer passou dos limites e, ao criticar, acabou fazendo a melhor propaganda de todas.
hoje foi o dia em q uma personalidade aracajuana surtou pq ofereceram esfihas a ele pic.twitter.com/BAXnbnj1Zf
— brisa (@bris4lariss4) January 31, 2020
A @bris4lariss4 postou o print no twitter e obteve, até às 20h30 dessa segunda-feira, 9,4 mil retweets e 56,9 mil curtidas. Em meio a essa divulgação, aconteceu uma campanha para dar visibilidade e seguidores à esfiharia. Na quarta-feira passada, quando abri o perfil da @esfihaplanet, eles tinham apenas 1.555 seguidores no instagram. Hoje, após 4 dias de divulgação, somam mais de 100k.
O Esfiha Planet soube aproveitar a oportunidade nas redes sociais, você também sabe?
Na internet, é preciso saber aproveitar as oportunidades e ainda bem que o Esfiha Planet, ~ou o seu social media~, aproveitou. No dia 30 eles já haviam criado um twitter, hoje com mais de 21mil seguidores, e o primeiro tweet já foi batizando os fãs de esfiheiros:
Olá esfiheiros vocês pediram e eu estou aqui! ☄️
— esfihaplanet (@esfihaplanet) January 31, 2020
Mandaram esfihas de agradecimento para a menina que começou com a divulgação no twitter:
Agradecemos pela preferência e gentileza na nossa divulgação! Amamos você! Tenha um ótimo Dia! ☄️❤️ https://t.co/kIJ2GOrTtt
— esfihaplanet (@esfihaplanet) February 1, 2020
Lançaram uma hastag pra galera compartilhar os feedbacks sobre as esfihas:
Aos Esfiheiros que comprarem nossas Esfihas tuítem nos marcando Queremos saber o seu Feedback! #Comamoresfihaplanet ❤️☄️
— esfihaplanet (@esfihaplanet) February 1, 2020
E claro que não poderiam faltar os memes:
Chega no ouvidinho do @ e fala: comprei a de Oreo com Nutella pic.twitter.com/48SmPRuHTP
— esfihaplanet (@esfihaplanet) February 3, 2020
Com todo esse bum nas redes sociais, no dia 31 a demanda foi tanta que o forno da efiharia acabou quebrando. Você até pode pensar que esse fato fosse deixar os clientes brabos ou irritados, mas as reações foram positivas:
O bem sempre vence, somos maioria. @esfihaplanet #comamoresfihaplanet https://t.co/PzKVIYPZYP pic.twitter.com/SvgYEOSlfV
— @Zero_Nove (@ZeroNove4) February 1, 2020
Por não estar preparado, o @esfihaplanet teve um problema na produção devido à alta da demanda. Até hoje a esfiharia não voltou a abrir por não ter conseguido consertar o forno. Porém, mais uma vez está recebendo a ajuda de seus seguidores por meio de uma vaquinha online, onde estão recebendo doações para a aquisição de um novo forno e outros equipamentos para melhorar a cozinha.
Iremos manter as duas Vakinhas e o dinheiro será destinado a equipamentos e estrutura da nossa empresa para atender melhor os nossos bebês Esfiheiros, esperamos um dia abrir filiais em todo o país ❤️Amamos vocês, Purple U
— esfihaplanet (@esfihaplanet) February 3, 2020
Spoiler do proprietário: será que Esfiha Planet vai virar franquia?
A marca certamente soube aproveitar a oportunidade para se consolidar na internet e a presença de um social media foi muito importante, principalmente para saber se comunicar corretamente com os públicos de cada rede social. A marca Esfiha Planet ficou conhecida no Brasil todo e os seus produtos só receberam feedbacks positivos, qualidade + marca é uma das receitas do sucesso.
Hoje, o proprietário da esfiharia, ao fazer alguns stories agradecendo e pedindo desculpa pelo problema do forno, soltou a frase: “logo logo o Esfiha Planet estará em cada canto do Brasil”. Será que vem franquia por aí? No twitter também foi anunciado novidades, agora basta esperar para saber.
Breve teremos novidades Esfiheiros…❤️☄️
— esfihaplanet (@esfihaplanet) February 3, 2020
Dica: você sabe como abordar um creator/influencer?
Grande parte dos influencers possui uma assessoria e, mesmo os que não possuem, o contato para parcerias geralmente está descrito na bio. É de bom tom que, antes de fazer uma proposta, você peça o presskit do influencer. Lá você vai poder conhecer o público, os números e os interesses dessa pessoa, para ver se casa com a sua marca. Também poderá encontrar valores de parcerias e, a partir daí, você terá mais clareza para fazer uma proposta, inclusive uma de permuta se for o caso.
Não encontrou o contato da pessoa? Envie uma mensagem inbox, pelo perfil da empresa, nunca o seu pessoal, pedindo o contato da assessoria.
Edit1 04/02: O influencer twiteiro @brunozor pediu ajuda em seu twitter, com mais de 500mil seguidores, e a Brastemp aproveitou a oportunidade para fazer o bem e, ainda por cima, pegar o famoso trem andando nesse “bum” do Esfiha Planet.
Vamos ''lançar a braba'', agora não vai faltar esfiha pra ninguém. Estamos juntos nessa!😋😎
— Brastemp (@brastemp) February 3, 2020