Você tem dúvidas sobre a diferença entre impressão expressa e impressão offset? Sabe o que significa cada uma delas?
Foi para responder a essas perguntas que eu visitei a Gráfica Multipress, de Santa Maria (RS). Lá, tive a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a produção offset e tirar as dúvidas mais comuns em relação a esse processo.
As diferenças básicas entre impressão expressa e offset
Os primeiros critérios que levantamos para diferenciar os tipos de impressão foram qualidade e quantidade de produção. A impressão offset é o tipo de impressão mais indicada para médias e grandes tiragens de impressão. Ocorre de maneira mais rápida, exigindo menos tempo de produção da máquina, e com maior precisão e nitidez de cores, proporcionando melhor qualidade no resultado final.
Já a impressão expressa se dá por uma máquina de impressão de toner, o que torna o custo final mais caro, além de demandar maior tempo para imprimir. Esse tipo de impressão é indicado para pequenas tiragens e para impressões unilaterais.
Os tipos de impressoras offset
Ao visitar o espaço de produção da Gráfica Multipress, pudemos ter contato com diferentes tipos de máquinas de impressão. Eles possuem:
- uma máquina monocolor (que imprime em uma única cor);
- uma impressora bicolor (que imprime 2 cores do processo de impressão CMYK ou Pantone);
- e uma terceira máquina, que imprime em policromia (cujo processo de impressão é de 4 cores pra cima, ou seja, o colorido mais comum que utilizamos).
O processo de impressão de 1, 2 ou 3 cores é bastante utilizado em papelarias de escritório, que não exigem imagens muito coloridas e/ou de alta qualidade, como fotografias. Já a impressão de 4 cores, ou policromia, é utilizada em materiais que levam em seus layouts imagens coloridas, como fotos, ou efeitos, como degradês. Temos um texto de blog bem interessante, que aborda detalhadamente os tipos de processos e cores utilizados na produção gráfica offset. Você pode acessá-lo clicando aqui.
O diferencial da Multipress: os acabamentos manuais
Mas o mais incrível da visita à gráfica foi ver a quantidade de processos manuais, normalmente de acabamentos, que ainda existem na produção. É o caso das sacolas de papel, das pastas A4 com bolsos, das dobras e colagens de envelopes, entre muitos outros detalhes, tornando o processo quase uma produção artesanal.
A Gráfica Multipress é uma empresa que atua nesse segmento há 30 anos. Com grande expertise na área, a equipe está de portas abertas para que todos os profissionais, estudantes ou interessados pelos processos gráficos visitem a sua sede e conheçam mais sobre os processos gráficos.
Imagine você que os trabalhos da Gráfica iniciaram quando ainda eram utilizados os processos tipográficos! Eles não os utilizam mais, é claro, mas os têm guardados como peças históricas e sentimentais de muito valor.
E aí, o que achou? Quer saber mais sobre o processo gráfico, quer tirar dúvidas sobre qual tipo de impressão é a melhor para os seus materiais ou até mesmo questões mais pontuais, sobre papéis, formatos e acabamentos? Comente aqui e vamos conversar!