Um dos principais desafios de um Diretor de Arte numa agência de propaganda, devido aos diversos obstáculos que se enfrenta neste meio, é conseguir explorar a sua criatividade. Esses entraves podem ocorrer pela pressão do ritmo acelerado no dia a dia das agências, por bloqueios criativos, pelo fato de todos se considerarem um pouco Diretores de Arte e acabarem dando muitas sugestões, pela dificuldade das peças serem aprovadas e até por ser um dia difícil (daqueles de ressaca), dentre outros fatores.
Como trabalhar essas questões para que o desânimo não tome conta? Além de terapia, existem alguns macetes que você pode desenvolver diariamente para conseguir contornar esses obstáculos. Vou abordar alguns deles neste texto!
O ritmo acelerado das agências
O ritmo acelerado das agências pode ser um grande fantasma quando você está pensando em ir para o mercado de trabalho. Com certeza não é pra qualquer um; é bem diferente das rotinas de freelancer e estudante, por exemplo. A grande diferença, quando se é Diretor de Arte, são os inúmeros desafios que você enfrenta no dia a dia, que fazem você evoluir de maneira muita rápida e exponencial. As inúmeras possibilidades de segmentos diferentes e formatos que você jamais pensaria antes, fazem de você um profissional mais completo, além de poder trabalhar em equipe – o que enriquece o trabalho final, sem sombra de dúvidas. Você pode ler mais sobre a experiência da rotina em agência no blogpost “Trabalho em agências: será que dou conta?”, onde trago alguns macetes para ver se você vai se dar bem, caso a sua escolha seja exercer o seu trabalho em agências de comunicação.
Bloqueios criativos
Quem nunca sofreu desse mal: um dia importantíssimo, em que precisava liberar uma campanha ou elaborar uma logo, mas não conseguia se inspirar em nada? Desde que o homem é homem, isso é natural. Não são todos os dias que acordamos inspirados, querendo mudar o mundo e acabamos resolvendo tudo de maneira rápida e prática. Mas para ajudar nestes momentos, existem algumas técnicas que você pode tentar aplicar no seu dia a dia. Se você está precisando de dicas sobre como driblar os bloqueios criativos, eu escrevi sobre 4 maneiras bem legais de desbloquear a sua criatividade neste texto. Clique aqui para acessar!
O famoso e gratuito pitaco
Quem nunca ouviu o famoso: “Coloca a logo um pouquinho pra lá!” não sabe qual o real sentimento de um Diretor de Arte. A coisa mais natural que existe na nossa vida profissional é ouvir conselhos de todos ao redor – da própria equipe e também do cliente e seus colaboradores. Esse é um fator natural, visto que as pessoas são bombardeadas de imagens e anúncios diariamente. Já comentei sobre o assunto no texto “Todo mundo é um pouco Diretor de Arte”. Mas não é porque é natural que deve ser sempre aceito… Muitas vezes, devemos ser incisivos quanto ao posicionamento do melhor caminho para conduzir a campanha, afinal, temos vasto conhecimento no assunto. Nem sempre o gosto do cliente condiz com o que realmente será bom para a sua marca e, como os resultados serão cobrados de você, use da persuasão, elabore bons argumentos e mostre ao cliente que, por trás de um layout todo bonitinho, há pilhas de livros e muitas horas de trabalho e estudo.
Dificuldade de aprovação
Tem dias que parece que a aprovação nunca vai chegar e, quanto mais isso acontece, menos criatividade você tem para desenrolar o job. O cliente muitas vezes acaba mostrando para um, para outro, e, como todo mundo gosta de dar a sua opinião, o job nunca tem fim. Mais uma vez, você precisa mostrar o porquê de todas as suas escolhas com base no seu conhecimento. No texto “O cliente não aprova, o que eu faço?”, abordei um pouco mais sobre o assunto.
Um dia ruim
Quem nunca acordou em uma dia ruim, seja por uma ressaca devido ao aniversário do amigo na noite anterior, ou até mesmo um mal estar, mas precisa produzir, né?! Assim como a maior parte dos profissionais, você tem que deixar a vida te levar e continuar focado no seu trabalho. E, para isso, existem várias dicas de como aumentar a sua produtividade nesses dias mais pesados. Também escrevi sobre isso no texto “Como criar em um dia difícil? Dicas para aumentar sua produtividade”, acessa lá que ele pode ajudar você a destravar aquele job infinito.
Por mais que a maior parte das produções cinematográficas apresentem o publicitário como o profissional mais bem sucedido e sem problemas na rotina de trabalho, as coisas na prática não são bem assim… Como em toda a profissão, temos os ônus e os bônus. Sempre podemos dar um jeito de melhorar o nosso dia, o nosso job, o nosso layout e a nossa rotina. Afinal de contas, a nossa especialidade é resolver problemas. Por que não daríamos um jeito de tornar os nossos probleminhas diários menos pesados, não é mesmo?
Gostou do texto e quer saber mais? Comente aí embaixo e vamos bater aquele papo legal!