Deus perdoa, os clientes não! #FraudeMagalu

Na tarde de ontem, a Magazine Luiza precisou gerenciar mais uma crise em suas redes sociais. Dessa vez, ficou entre os assuntos mais falados do Twitter com a hashtag #FraudeMagalu.

A Lu, atendente virtual do Magazine Luiza, acabou se metendo em mais uma confusão na tarde de ontem, e ganhou o título de “a primeira a ser cancelada em 2020”. O primeiro mal entendido aconteceu na madrugada do dia 11 de junho de 2019, o #BugdaLu, quando a empresa largou sem querer um cupom de desconto de R$ 1.000 para quem possuía o app da empresa. Muitos clientes aproveitaram e levaram para casa produtos por preços inacreditáveis. Às 11h40 da manhã seguinte, a Lu viu todo o auê e assumiu o seu bug:

Quem conseguiu comprar ficou feliz, quem não conseguiu lamentou por ter dormido na noite anterior e a Dona Lu nunca mais teve sossego, seus seguidores passaram a pedir diariamente por um novo cupom de R$ 1000. EIS QUE, na tarde de ontem eu estava no Twitter quando a Lu postou a seguinte enquete após o lançamento da campanha #OutletMagalu:

Como prometido, a Lu deveria largar 50 cupons de R$ 1,000 para compra exclusiva no app nos valores acima de R$ 1.001. Você poderia comprar diversos produtos e pagar apenas R$ 1. 😮 Bom demais para ser verdade né?

Eu tentei realizar uma compra de um pouco mais de R$ 1.300 e deixei o campo “adicionar cupom” aberto para, assim que fosse lançado eu já finalizasse a compra. Fiquei atualizando o Twitter e consegui registrar o cupom em menos de 40 segundos após a postagem. Para a minha surpresa o aplicativo deu erro e, quando voltou, o produto que eu queria estava indisponível. Ao atualizar a página do aplicativo novamente, o produto aparecia como disponível em estoque (????). Até aí tudo bem, afinal teria que ser uma compra bem rápida.

Para a minha surpresa, isso não aconteceu apenas comigo, mas com praticamente o Twitter inteiro. Desde a hora do lançamento do cupom, as hashtags #FraudeMagalu, e #MagaluCaloteira, ficaram nos assuntos mais falados do Twitter.

Por volta das 19h45, quase 4 mil comentários na rede social com a #FraudeMagalu marcavam o 1º lugar nos Trending Topics do Brasil. Em 4º lugar estava #OutletMagalu (a hashtag oficial da campanha), em 6º aparecia #MagaluCaloteira e em 9º, #TomaNoC*Magalu. (fonte: UOL)

1h após o lançamento do cupom a empresa avisa que os cupons haviam se esgotado, mas como, aparentemente, ninguém conseguiu comprar, o Twitter não perdoou. Confira alguns dos memes:

Teve quem ficou brabo com a Dona Magalu:

Teve aquele shade que a gente ama:

E, para provar que não estava mentindo sobre o Cupom, dona Lu pediu print das compras finalizadas e recebeu..

Houve muita divulgação do cupom por influencers do Twitter, mas após o ocorrido, ninguém se pronunciou. Vendo as críticas crescerem, duas horas depois, a @magazineluiza resolveu largar mais 500 cupons de R$ 1.000 para deixar a galera feliz. Acontece que muita gente não conseguiu comprar. O problema foi que, após às 19h, algumas pessoas estavam conseguindo finalizar as compras no app com o cupom, mas para muita gente ele ainda estava dando erro ou aparecendo como “inválido”.

Para provar que havia funcionado, a empresa fez uma lista com os nomes e cidades de todos os compradores que utilizaram o cupom.

Ainda não sabemos o que aconteceu com os primeiros 50 cupons, será que foi mais um #BugdaLu? A empresa tentou sair da crise dando muito mais do que o planejado a seus clientes.

Nessa “brincadeira” a Magazine Luiza vendeu mais de 500 pedidos acima de R$ 1.000 em poucas horas, foi destaque em portais de notícias e um dos assuntos mais falados do dia no Twitter, além de ter saído dos, aproximadamente, 480 mil seguidores para 502,3 mil seguidores na rede social. Será que o saldo do dia foi positivo para a Lu? Em termos de números, certamente foi.

Tour do #FraudeMagalu EU FUI!

Não pare por aqui

Há mais para explorar!