9 passos para empreender uma marca de sucesso

Abrir o próprio negócio é o sonho de muita gente. Trabalhar sem chefe, ter liberdade, estabilidade financeira e criar a sua própria realidade profissional é mesmo tentador. Conheço muita gente que está se formando e almeja começar uma marca de sucesso. Além disso, já recebi várias pessoas na agência que estavam iniciando o processo de abertura de empresas para conversar sobre isso.

Se passa na sua mente a possibilidade de abrir a empresa que você sempre sonhou, qual é a primeira coisa que você pensa? O nome, claro! Mas ok, essa parte é realmente muito divertida e pra não deixar a peteca cair, vou listar logo abaixo alguns passos bem importantes que você deve concluir na ordem que estou apresentando, para que a sua empresa realmente seja um sucesso. Se quer saber mais, continue acompanhando!

1 – Ter paixão pelo seu negócio

Abrir um negócio pelo qual você não é realmente apaixonado corre certo risco de não ser lá um grande sucesso. É a paixão pelo que se faz vai te trazer muita vontade de levar o negócio a sério e fazer ele dar certo, além de te trazer realização pessoal.

Até porque, embora tenha as suas vantagens, começar uma marca de sucesso também envolve muito trabalho. São muitas horas extras, algum tempo trabalhando sem lucrar e inúmeras outras dificuldades. Então, se você está cogitando abrir um negócio que mal conhece em um ramo que não gosta apenas em busca de lucratividade, repense!

2 – Ter perfil para empreender

Você já parou para avaliar se tem perfil de empreendedor? Sabemos que existem muitos perfis pessoais e tem vários que não se encaixam para manter um negócio em pé. Não terá nada de errado nisso se você perceber que não tem esse perfil mas, convidar para trabalhar com você pessoas que possam te ajudar nisso (e que você confia, é claro).

Faça uma auto análise bem crítica de seu comportamento frente a negócios, com seu dinheiro, com a maneira que você se comunica e lidera uma equipe e somente depois disso dê o próximo passo. Se o seu perfil não for daqueles que nasceu pra administrar ou liderar, não desista, apenas procure isso nas suas contratações.

3 – Saiba qual o seu propósito empresarial

Propósito é um termo que vem sendo muito usado nessa era espiritual e de autoconhecimento. Vem muito de encontro com o primeiro passo, mas aqui estamos falando de propósito de marca.

Já existem pesquisas que apontam a preferência do consumidor por marcas que estão no mercado, mas que desenvolvem uma preocupação com um todo e não somente com o seu crescimento de capital. E não é pouco não! Além de tudo, hoje as pessoas estão dispostas a pagar mais caro por produtos e serviços de marcas que se preocupam com um propósito maior.

Ao pensar no seu negócio, pense de que maneira você poderia impactar o mundo (ou a sua comunidade local mesmo) de maneira positiva. Que herança você pode deixar com o seu empreendimento?

4 – Defina bem a cultura organizacional da empresa

Ao abrir o seu negócio é muito importante conhecer e formatar como seria o ideal de empresa que você busca ter e onde você pretende chegar com ela. Por quê? Porque quando a sua empresa começar a contratar, você vai precisar encontrar pessoas que se identifiquem com a cultura que você programou na sua empresa e que estejam dispostas a chegar aonde sua empresa quer chegar.

Para isso, é primordial você definir a missão (o que você pretende oferecer para o seu cliente), visão (onde você pretende chegar com o seu negócio) e valores (quais valores priorizo no meu ambiente de trabalho e nas minhas relações). Com esses itens definidos, será muito mais fácil encontrar os caminhos para alcançar os seus objetivos. Afinal, sem ter por onde nos guiar, como vamos conseguir influenciar positivamente as pessoas que trabalham conosco ou até mesmo fidelizar nossos clientes?

5 – Conheça seu público e suas personas

Esse passo é muito importante. Embora pareça que ainda é cedo para fazer essa definição, ela deve ser feita nesse momento, porque até mesmo para fazer a sua logo, você precisa saber com quem você vai se comunicar. Isso é fundamental para começar uma marca de sucesso!

Existem segmentos em que o público-alvo realmente é muito abrangente e para isso, já se desenvolveu o critério de definição de personas para tornar a comunicação do seu negócio ainda mais eficaz. Personas são grupos formados por identificação. Por exemplo: João, empresário, 35 anos é dono de um escritório de advocacia. Pedro, empresário, 35 anos é dono de uma loja de skate. Definitivamente, eles fazem parte do mesmo público-alvo (homens, entre 30 e 40 anos, classe A/b), mas não são mesma persona.

Afinal, o comportamento entre eles é claramente diferente. A forma de abordagem, a maneira como vamos chegar até cada um deles, é diferente. Por quê? Porque o comportamento deles é diferente. O lugar que eles frequentam, os veículos que buscam para se informar, onde buscam lazer, etc. Enfim, a linguagem que cada um utiliza é bem diferente e por isso, a definição de personas nessa etapa, é de suma importância. Dessa forma, você acerta onde seu consumidor está e não perde nem tempo, nem dinheiro. 

6 – Invista em branding 

Ufaa! Enfim chegou a hora de pensarmos na imagem do negócio todo. A partir daqui é a hora que você embarca no mundo da criatividade e não sai mais. E não esqueça de ser diferente! Como já citamos, o número de negócios está cada vez maior então se você não tem um diferencial, você terá mais dificuldade para se destacar.

Branding consiste em tudo que pensamos relacionado à marca e como pretendemos que o nosso consumidor a enxergue. Nessa etapa, é hora de pensar no nome, no logotipo, símbolos, slogan, identidade e todas as estratégias que a sua marca vai precisar para ficar clara, acessível, icônica e com diferencial frente às concorrentes.

Não esqueça que a gestão de marca não é algo que você faz somente ao abrir o negócio. É importante acompanhar como a sua marca está posicionada no mercado (normalmente através de pesquisas) e continuar estudando possibilidades de manter ou melhorar o seu posicionamento. Muitas vezes acontece do gestor achar que a marca está com imagem x e ela está se posicionando de outra maneira bem diferente, porque as ações e comportamento de marca/negócio destoam entre si. Por isso manter continuamente a gestão de marca é extremamente importante.

7 – Customer Success é a alma do negócio

Não basta mais entregar um produto de qualidade que supra as necessidades do seu consumidor. Para ser top of mind da listinha dos seus clientes, não venda só produtos ou serviços, venda experiência!

Faça o seu cliente sentir vontade de ser seu cliente, de querer pagar pela sua experiência e não pelo seu produto/serviço. Já existem muitas técnicas para desenvolver um bom customer success (sucesso do cliente). Muitas vezes são pequenos detalhes que somam e agregam um valor sem tamanho ao cliente.

Por isso, observe, analise o seu produto ou serviço e o que você poderia oferecer como um conjunto de experiências.  Um atendimento impecável não é mais diferencial, é essencial. Some isso a boas ideias para mimar seu cliente e pode garantir que você terá a sua preferência e fidelidade.

8 – Comunique-se

Quem não é visto não é lembrado. Então, uma das prioridades na planilha de investimentos do seu negócio é destinar uma porcentagem da sua verba para se comunicar com sua equipe e com o seu cliente, através de estratégias do marketing. Não deixe para investir em comunicação somente quando sua receita está baixa. Contrate profissionais para desenvolverem um bom planejamento de comunicação e tenha isso sempre como uma prioridade no seu negócio.

Mantenha a sua comunicação outbound sempre alinhada com a comunicação inbound (leia sobre a diferença entre comunicação outbound e inbound aqui) e também com a sua equipe interna (endomarketing). Estreite todos os canais de comunicação para que o seu consumidor nunca fique com dúvidas.

Acredite, o consumidor é o primeiro que percebe quando uma empresa não tem um marketing alinhado e quem demonstra desorganização e falta de comunicação acaba caindo fora da listinha de preferência dos clientes.

9 – Seja Criativo

O último passo talvez seja o mais importante. Seja sempre criativo!

Aceite o não de vez em quando e embarque em direções novas. Não tema arriscar. O novo sempre traz algo bom e, mesmo que você não atinja o resultado esperado, com certeza aprenderá uma boa lição.

Colocando esses passos em prática, você com certeza irá começar uma marca de sucesso. Quer a ajuda de profissionais qualificados para isso? Acesse nosso guia e conheça alguns bons motivos para contratar uma agência de publicidade.

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