Case Advertido: Musiartes

O centro educacional de música Musiartes atua no mercado de Santa Maria há 31 anos.Para a Musiartes, a educação musical vai além do ensino em sala de aula. Para isso, a escola oferece uma estrutura que permite ao aluno, além do contato com seu professor, desfrutar de várias outras vantagens que colaboram para que seu aprendizado se desenvolva de maneira global, abrangendo todas as dimensões da música. A escola investe em uma equipe qualificada de professores, atividades extraclasses e uma infraestrutura que conta com doze salas de aula. Foram muitos os caminhos que a escola já cruzou e já contamos aqui os resultados que conquistamos com a implementação da parceria ADVT X Musiartes nos primeiros anos.

Mais um ano se passou e mais desafios chegaram. Dessa vez, o objetivo dos investimentos de campanha tiveram como objetivo aumentar a visibilidade e consequentemente aumentar o número de matrículas realizadas. 

Antes de pensar estratégias de comunicação para divulgar um produto/serviço, é importante ter algumas definições acerca da campanha que irá para o ar. São elas:

  • Qual será a nossa isca? O que queremos comunicar?
  • Quais são os valores agregados a essa isca? Porque alguém consumiria?
  • Qual objetivo com a promoção dessa informação?
  • Onde você quer chegar com esse investimento?
  • Quem são as pessoas que queremos atingir?
  • Qual será o nosso orçamento?
  • Teremos equipe para atender o lead ou o ativo?
  • A minha equipe está alinhada para efetivar a conversão?

Sempre é bom lembrar que todo resultado depende de várias condições e que tudo deve estar alinhado. Um investimento sem planejamento, pode resultar em frustração e más resultados.

Se você quer entender sobre o planejamento e como fazer um, tem um vídeo no nosso canal que conta um pouquinho do planejamento geral de marketing e também tem um texto bem bacana para quem quer se aprofundar no assunto lá no blog advertido mas que você pode conferir clicando aqui.

Definição da isca

Definir a isca foi o nosso primeiro passo. Entender, dentro de uma análise entre, os motivos de perda de conversão, pedidos dos alunos, possibilidades de atendimento e crescimento da empresa para ofertar um novo serviço, que entendermos o que precisávamos promover nessa campanha. Com isso, nasce a nossa isca: Cursos em grupo para violão e técnicas vocais por apenas R$ 179,90.

Neste passo é importante entender se o que estamos propondo para comunicar é algo realmente atrativo ao público, se o retorno sobre a venda desse produto/serviço paga o investimento, quais os valores que se agregam a isca e o quais as metas e expectativas devemos esperar com a comunicação e o investimento.

Definição de público

Estudar música é para qualquer um e isso envolve um estudo um pouco mais aprodundado sobre os veículos que precisaremos utilizar para que a comunicação chegue em todas as pessoas. Neste caso, levamos em consideração a experiência em grupo e o valor da mensalidade para segmentar um pouco mais o público. 
Se você tem dificuldade em entender como funciona a segmentação de personas, tem um textinho aqui pra você também.

O conceito

Mais do que vender um serviço, precisamos entender quais valores que, investir nele vai agregar ao consumidor final. Para essa campanha, o conceito definido, foi fazer as pessoas compreenderem que música não é apenas para quem quer ser famoso. Que estudar música vai além dos palcos. A prática e o estudo condicionam os alunos a benefícios que mudam internamente quem o pratica.

Transforma, aumenta a autoestima, promove disciplina, a segurança e a autoconfiança, entre muitos outros.

Como “visibilidade de marca” também estava aplicado como objetivo de campanha, os números de crescimento e sucesso da escola acompanharam a campanha juntamente com a isca comercial que citamos acima,  que será a responsável em atingir o objetivo de “aumentar as matrículas.”

Veja como ficou:

As estratégias e táticas da campanha

Estruturamos a campanha dentro de um cenário 360º que é como gostamos de chamar as campanhas que envolvem digital e mídias tradicionais, ou off line, como alguns preferem chamar. 

Dentro das estratégias, ramificamos as táticas para entender melhor onde iríamos investir o orçamento.

Para o digital, o conteúdo foi divulgado nas redes sociais e site da empresa que, organicamente, já tem um bom fluxo e em banners com conversão para o WhatsApp em página de veículos da cidade. No off Line, dividimos a Campanha em veiculação de anúncios em jornal, Televisão e rádio.

Além disso, o suporte dos veículos com entrevistas, ajudou a fortalecer a campanha.

Confira algumas peças DIGITAIS: 

Algumas das peças Off Line:

Os resultados

Um dos alinhamentos que provém da definição do orçamento é o período da campanha. 

Neste caso, a campanha durou 2 meses com as mídias distribuídas de forma irregular, com maior concentração no início e manutenção de campanha posterior.

Para essa campanha, a empresa contou com um time comercial que teve um aumento de 74% na entrada de leads, e um total de 91 matrículas no período realizado. Um aumento de 284% em relação ao ano anterior, no mesmo período.

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