Você sabia que as cores são ferramentas poderosas para as marcas? Se quiser entender mais do assunto, sugerimos que continue a leitura, pois, neste blog, falaremos sobre como elas impactam o psicológico, mostraremos a importância delas para o branding e daremos exemplos de uso e dicas práticas sobre como escolher os tons certos para o seu negócio.
Entendendo a psicologia das cores
Isso acontece porque os efeitos delas envolvem tanto aspectos psicológicos quanto biológicos. O processo é o seguinte:
- Nossos olhos captam a luz e os cones (células sensíveis à cor) e fazem a leitura das tonalidades, enviando as informações ao cérebro através do nervo óptico.
- A informação é processada em regiões específicas do cérebro, como o córtex visual.
- Associamos esses dados ao nosso contexto social, cultural e geográfico, interpretando cada cor com base em experiências anteriores.
Sabendo disso, é possível prever como determinadas tonalidades irão agir sob os sentimentos e as vontades. Assim, a psicologia das cores pode ser aplicada ao branding das empresas para auxiliar a comunicar valores e impulsionar vendas.
As cores são parte fundamental do seu branding
O branding é uma estratégia de comunicação pensada para representar a sua empresa de forma estruturada e positiva no mercado. Envolve um posicionamento de valores, propósitos e identidade.
É nessa identidade da marca que as cores desempenham um papel fundamental, evocando sensações e sentimentos relacionados à empresa.
Veja alguns exemplos:
Resumindo, escolher estrategicamente as cores da sua marca traz vantagens como:
- Diferenciação e reconhecimento no mercado.
- Comunicação de valores e emoções.
- Relação mais próxima com o público.
- Consistência e coerência com sua identidade.
Aprenda a escolher as cores certas para o seu negócio
Agora que você já entendeu o que a psicologia das cores significa e como ela impacta no branding, que tal aplicar ao seu negócio?
Para começar, veja uma síntese do que representa cada cor, segundo a autora Eva Heller:
- Azul: calma, confiança e profissionalismo.
- Vermelho: paixão, energia e perigo.
- Amarelo: otimismo, criatividade e juventude.
- Verde: frescor, saúde e esperança.
- Preto: juventude, elegância e autoridade.
- Branco: pureza, paz e simplicidade.
- Laranja: diversão, amizade e sociabilidade.
- Violeta: espiritualidade, luxo e criatividade.
- Rosa: charme, sentimentalismo e inocência.
- Ouro: luxo, ostentação e riqueza.
- Prata: modernidade, movimento e tecnologia.
- Marrom: estabilidade, conforto e naturalidade.
- Cinza: neutralidade, sofisticação e equilíbrio.
Com cada significado em mente, você pode adaptá-los para o seu empreendimento. Primeiro, você deve conhecer o seu público-alvo e saber quais são seus valores e interesses, já que as cores podem ter significados diferentes para cada faixa etária, localidade e gênero.
Por isso, é preciso ter em mente que o contexto cultural é extremamente relevante, pois o que é considerado positivo em uma cultura pode ter conotações negativas em outra e vice-versa. Depois, pense na mensagem que deseja transmitir e escolha cores que a reforcem. Se você quer mostrar que sua marca é criativa e cheia de energia, opte pelo amarelo, assim como a ADVT Brasil.
Por fim, é hora de testar as opções antes de tomar uma decisão para verificar a aplicação em todos os materiais de marketing, desde logotipo e embalagens até site e campanhas publicitárias. E não esqueça de manter a coerência, que é fundamental para reforçar sua identidade e criar conexão com seus consumidores.