A Meta lançou recentemente a Threads, a nova rede social do conglomerado de tecnologias estadunidense. Diferente das anteriores, ela traz uma proposta semelhante ao veterano e concorrente Twitter: um espaço para textos curtos e dedicado à interação entre usuários do mundo todo, mas que não fazem parte, necessariamente, da mesma rede de amigos.
O seu pontapé inicial foi um pouco incomum, aconteceu de forma mais orgânica do que com as outras plataformas criadas (ou compradas) por Mark Zuckerberg. E isso pode ter gerado algumas dúvidas nos usuários, sendo uma delas bem pertinente: “dá ou não dá para fazer negócios na Threads?”
Assim como toda rede social em seu começo, é um pouco precoce estabelecer uma resposta definitiva. É importante acompanhar durante um período como será o comportamento dos algoritmos e como funcionará o engajamento das postagens. E, além disso, ver como os usuários vão receber essa nova sala de descanso da internet.
Mas uma coisa já é possível prever: assim como o Twitter, a Threads servirá como uma conexão entre as empresas e os seus públicos. Diferente de uma busca incessante por vendas, pode ser uma nova
maneira de criar e fortalecer o reconhecimento de marca.
Porém, mesmo com esse propósito, é necessário ter alguns aspectos em mente antes de jogar a sua
empresa na rede social das linhas:
É preciso SE ADAPTAR
Apesar de ser uma plataforma umbilicalmente ligada ao Instagram, ela exige mudanças na forma do
conteúdo; na linguagem utilizada; na atenção dada à interação e na análise das métricas.
É preciso PLANEJAR
Por consequência dessas adaptações, ocupar um espaço na Threads vai demandar um novo
planejamento de marketing. Será preciso estabelecer novas prioridades e responder a uma pergunta
essencial: o que vou falar ao meu público?
É preciso AVALIAR
Essa é a parte mais importante do processo. Você precisa avaliar se existe a necessidade de entrar em um novo ambiente da internet, se a sua marca precisa dedicar forças para isso e, por fim, se o seu público deseja a sua presença lá.
Mas ainda é cedo para tomar decisões quanto a criar um perfil na intenção de fazer marketing na
Threads. O que pode ser feito nesse momento é garantir um cantinho nessa sala de descanso:
reserve o nome de usuário simplesmente baixando o aplicativo e seguindo as instruções de
vinculação à conta do Instagram. Afinal, no surgimento da tal “rede social para fotos” ninguém
imaginava que hoje ela seria tão necessária para a sobrevivência dos negócios.