Uma campanha digital com resultados concretos no mercado imobiliário de Santa Maria e região
A Imobiliária Cruzeiro chegou na ADVT em um cenário de isolamento e preocupação para o ramo imobiliário. Fomos alimentando a parceria ao longo desse período e buscando soluções para oferecer os melhores resultados, mesmo em um contexto difícil.
Começamos o ano de 2022 com uma estratégia mais agressiva, que, no timing certo, superou expectativas e gerou resultados concretos em vendas e locações para a Imobiliária. Cabe ressaltar que o cenário de retorno às aulas nas universidades, e a reabertura do comércio em geral foi uma grande oportunidade para o excelente desempenho da campanha.
Vem, que nós vamos contar um pouquinho sobre o percurso e as estratégias que utilizamos, a partir de agora!
O briefing e os objetivos que guiaram a campanha
O briefing foi definido em conjunto com o cliente, respeitando as necessidades e metas traçadas, além de considerar os feedbacks de campanhas anteriores. Após algumas reuniões (internas apenas com a equipe da agência, e também com o cliente) definimos 4 pilares que guiaram a campanha:
- Atuar no reforço de marca da Imobiliária Cruzeiro
A Imobiliária possui mais de 67 anos de mercado! O que nos deu respaldo para o tom de voz da campanha. - Aumentar a presença digital
O cenário de veiculação foi integralmente digital, então esse tópico foi quase que obrigatório. - Aumentar o alcance no Instagram
Esse é um objetivo recorrente dos clientes que passam por aqui, a partir dele, definimos algumas táticas para aumentar o potencial do Instagram, e falaremos mais sobre elas em seguida. - Gerar retorno em leads
Que esse é o objetivo de ouro de qualquer imobiliária, a gente já sabe, mas pra alcançar não foi tão simples assim. Foi preciso adequar o conteúdo das peças e o público da forma mais otimizada possível.
Vamos definir melhor algumas estratégias que desenvolvemos a partir dos objetivos citados acima.
Estratégias e táticas rumo aos resultados
- Segmentação de público
A segmentação de público foi o ponto norteador da campanha. Nosso primeiro passo foi separar o público local (que mora em Santa Maria) do público externo (que não mora na cidade). Esse foi só o começo!
A partir de cada público, segmentamos novamente em cerca de 6 novos perfis bem específicos: as personas. Foi assim que geramos então um perfil como o exemplo a seguir: “Pai, morador da região da Quarta Colônia na busca de um imóvel para o seu filho, que passou na Universidade de Santa Maria”
Para essa campanha, delineamos um total de 12 personas, todas foram pensadas respeitando o perfil da imobiliária e os imóveis disponíveis para venda e locação no site durante o período de planejamento.
2. O Instagram sendo Instagram
Já sabemos que o Instagram é uma mídia de engajamento, e isso fez com que a gente questionasse e repensasse algumas táticas. Como, por exemplo, parar de publicar imóveis no feed das redes sociais (indo em viés contrário a maioria dos concorrentes da cidade). Em contrapartida, oferecemos conteúdos úteis e de forma simples para quem está envolvido com o mercado imobiliário, seja por que está de mudança ou por que está investindo em um imóvel. Já a pegada mais comercial nas redes ficou a cargo dos anúncios, sem estar presa ao feed.
Paralelo a isso, também desenvolvemos uma campanha específica para alcançar mais seguidores no Instagram.
3. O site como principal destino de tráfego
A imobiliária Cruzeiro conta com um site completo, que possui um canal de conversão para cada imóvel. A jetimob, responsável pelo desenvolvimento da plataforma, possibilita o direcionamento de leads qualificados diretamente para o setor responsável dentro da imobiliária. Portanto, ao invés de criar Landing Pages específicas, optamos por utilizar o site, que cumpriu perfeitamente o papel de conversão de leads. Nosso cuidado principal, foi separar as abas de vendas e locações na veiculação dos anúncios.
Sendo assim, o maior esforço para gerar leads qualificados ficou concentrado no Google, o passo 1 de quem busca um imóvel, seja para compra ou locação.
Resultados: Colocamos a Imobiliária Cruzeiro no topo do Google!
Além de fazer o acompanhamento diário de performance dos anúncios, ao fechar 30 dias de veiculação da campanha, realizamos o mapeamento geral do seu desempenho. No relatório de marketing digital, o site da imobiliária alcançou o topo no ranking orgânico do Google para algumas palavras essenciais, como “imobiliária em santa maria”, por exemplo.
Entre os principais resultados, conseguimos alcançar:
- Crescimento em 80% no tráfego do site;
- Crescimento do posicionamento orgânico do site na pesquisa do Google;
- +50% de aumento no Facebook;
- Crescimento de 30% em seguidores no Instagram;
- + de 100% de aumento em conversões.
Todas as estratégias possibilitaram resultados reais para a Imobiliária. O percentual de clientes cadastrados no site aumentou em 28%, e o número de fechamento de locações aumentou em 88%, quase o dobro em relação ao mês anterior. Portanto, ao final da campanha, conseguimos gerar retorno concreto e garantir o sucesso do cliente.