Porque definir a cultura empresarial é tão importante?

Quando abrimos um negócio, não tomamos essa decisão pensando em fechar apenas alguns anos depois, né? É comum a todos os empreendedores a espera pelo sucesso nos negócios e prosperidade nos resultados.

Mas, para isso, é preciso que um certo comportamento seja recorrente dentro do ambiente de trabalho, assim como no ambiente externo, nas representações da marca. Esses valores, após definidos, são o que chamamos de cultura organizacional. Essa etapa é extremamente importante, mas, infelizmente, ignorada por boa parte dos gestores. Ansiosos por ver seus negócios prontos e prosperando o quanto antes, eles esquecem de definir os aspectos mais básicos que irão os seus negócios.

Neste texto, você descobre o que é e como definir a cultura empresarial!

O que, afinal, é a cultura organizacional?

A cultura organizacional é uma ferramenta para avaliar os valores, hábitos, crenças e comportamentos que estarão associados à sua empresa e, consequentemente, à sua marca.

Ela funcionará como diretriz para decisões tanto internas quanto externas. No caso do ambiente interno, ela vai definir, por exemplo:

  • o perfil de pessoas que você irá contratar;
  • os comportamentos esperados dos colaboradores;
  • como lidar com situações desagradáveis no futuro;
  • entre outros aspectos.

Normalmente, a definição dos valores importantes para conduzir o seu negócio é relacionada com os seus próprios hábitos e comportamentos. É uma ligação muito próxima com o perfil da liderança, mas também deve ser vista com um olhar mais amplo, pensando na empresa como um todo.

Já de forma externa, a aplicação da cultura organizacional se dá de duas formas:

  1. Pelo espelhamento do ambiente interno: o que acontece interiormente reflete diretamente no ambiente externo! Afinal, quem mantém uma empresa são seres humanos, e estes costumam promover as situações que acontecem no seu dia a dia fora do ambiente empresarial;
  2. Pela força com que a cultura se associa à sua marca.

Definir os valores que a sua marca vai carregar é uma das primeiras etapas de um bom plano de negócio, o momento de definição dos conceitos estratégicos da gestão do seu negócio, materializado em missão, visão e valores.

Entender o motivo e a missão do seu negócio, aonde você quer chegar com ele, em quanto tempo e carregando quais valores, é primordial para estreitar relações com possíveis clientes.

É sabido que, na hora de investir, as pessoas optam marcas que passam mais confiança e credibilidade. Por isso, quando você tem essas informações bem estruturadas internamente e junto à sua equipe de Marketing, o seu consumidor se sentirá mais seguro de consumir da sua marca.

É claro que não é nada fácil pensar nesses detalhes. Mas, com uma boa pesquisa e dedicando um tempo razoável para discutir sobre essas informações, você terá um plano de negócios ou de comunicação muito mais assertivo. Se você tem dúvidas sobre essa etapa, entre em contato com a gente! Basta comentar aqui no blog ou em alguma das nossas redes sociais (Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn ou YouTube) que ajudaremos você.

Não pare por aqui

Há mais para explorar!