Já era hora do instagram e ~ tomara que muito em breve também o facebook ~ ocultar o número de curtidas dos posts e então, diminuir a importância desses dados que nada mais são que métricas da vaidade. Não entrarei no mérito de falar sobre contas de pessoa física e essa disputa desenfreada por quem tem mais curtida e todo o efeito psicológico que gera em função disso, mas sim, vou falar o que penso sobre esse teste que o instagram começou hoje aqui no Brasil e que já vem dando o que falar.
O que são consideradas métricas da vaidade e porque elas NÃO são legais para as redes sociais?
Simples. Quando você tem um perfil empresarial, trabalha com um planejamento e conteúdo bacana, mas leva em consideração somente dados que não te dão retorno em negócios ou que não ajudam nas tomadas de decisões, você pode estar considerando apenas uma métrica de vaidade. Elas normalmente são curtidas nos posts, números de seguidores, números de inscritos no canal, número da base de emails.. números. É bastante difícil para alguns gestores entenderem que existem dados que são mais importantes que as métricas da vaidade. Dados que aumentam a relevância do post, do canal ou até mesmo que te trazem informações mais reais do número de pessoas impactadas e que visualizaram o seu conteúdo.
Um exemplo que aconteceu conosco foi de uma campanha que geramos cujo objetivo era visualização.
A Campanha teve um total de 25.880 pessoas alcançadas, sendo que dessas, 1.377 envolvimentos e 992 pessoas efetivamente viram o vídeo até o fim. Se formos analisar o número de curtidas – 120 – poderíamos considerar a campanha um fracasso, certo? Mas tendo em vista que a página tem 5.000 fãs, o post gerou um alcance de 517% (pasmem), 27% de envolvimento (¼ do número de fãs) e 20% de Thruplays (pessoas que assistiram o vídeo até o fim). Eu não consideraria de forma alguma que a campanha não funcionou. Além disso, temos ainda o dado de que 122% das pessoas alcançadas iniciaram a visualização do vídeo, mas não concluíram.
As métricas e as informações que as mídias sociais nos oferecem para analisar os nossos canais, são muitos e de muita relevância, mas nos parece que o que realmente importa é mostrar pro vizinho do lado que nossa grama é mais verde.
São inúmeros os casos de clientes que compram seguidores ou que mantém ativos softwares de automação com o objetivo de crescer os números de curtidas, seguidores e inscritos. Mas acreditem! Não vai ser isso que trará os resultados esperados para os seus negócios.
Primeiro porque redes sociais, como o próprio nome já diz, são sociais e não e-commerce. São redes para você se relacionar e não para vender. Claro que vai acontecer de vender, isso é uma coisa óbvia, mas a sua relevância e o seu alcance são proporcionais ao tipo de informação que você entrega nos seus canais e como você se relaciona com seus seguidores por eles.
Quais seriam as métricas importantes a se considerar no instagram?
Depende do seu objetivo! Você precisa primeiro definir um objetivo para os seus canais e suas campanhas on line. As redes sociais entregam muitos insights para você trabalhar várias campanhas diferentes, mas você precisa saber o que quer.
Ter um grande número de fãs, não significa que seu alcance ou engajamento vai aumentar, bem pelo contrário. O número exagerado de fãs, seguidores comprados ou adquiridos por sorteios on line, pode dificultar a entrega para quem realmente está interessado em receber o seu conteúdo. Ter uma quantidade de followers, fãs ou inscritos que não se engajam com seus canais, bem como, perfis fakes ou de empresas/pessoas que não se relacionam com você, pode estar fazendo com que você diminua a sua taxa entrega, reduzindo o alcance das suas publicações. O comportamento do usuário que recebe a sua publicação é o que determina a sua entrega, então se ele não se interessar e/ou engajar no conteúdo que você está postando você vai ter uma taxa de entrega cada vez mais baixa.
A grande questão que devemos considerar com tudo isso é que, se chegou ao ponto do próprio aplicativo tomar uma decisão dessas é porque ela realmente é uma decisão importante. Ainda está em fase de teste, embora já tenha sido testada e positivada no Canadá, no Brasil a empresa está estudando a adaptação dos usuários. Ao meu ponto de vista, nós só ganhamos com isso. É preciso entregar algo relevante e não usar métricas de falso sucesso para gerar competição entre marcas e imagens nas redes sociais. Para as empresas, os anúncios em redes sociais, geração de conteúdo, análises de métricas e resultados é algo sério e já está na hora de entender que todo o processo que se desenvolve por trás das timelines é algo pensado e estruturado para dar retorno financeiro e não apenas inflar egos. E uma certeza eu posso dar, os resultados são frutos de muito estudo, dedicação e planejamento e certamente ela não virão pelas métricas da vaidade.
Quer dicas de como utilizar instagram para empresas, leia o nosso blogpost “10 dicas para utilizar instagram para empresas” e se você deseja receber as nossas atualizações, cadastre-se aqui em nossa newsletter e fique por dentro de tudo que rola no mundo do marketing.