Trabalho em agências: será que dou conta?

Um dos fantasmas que enfrentei antes de entrar no mercado de trabalho foi o medo de encarar o ritmo de uma agência de publicidade. O grau de exigência na hora de trabalhar com produção, prazo e qualidade realmente é apertado. Mas, como tudo na vida, precisamos começar e desenvolver maneiras de nos adaptar e aprimorar.

É importante reconhecermos nossas limitações e ter a humildade de dizer que não sabemos tudo e queremos aprender. Também não teria conseguido avançar em alguns momentos se não fosse a ajuda dos colegas, que viram minha vontade, me abraçaram e ajudaram a desenvolver alguns processos que me valem até hoje.

O primeiro macete que eu aprendi para entrar no ritmo foi deixar o perfeccionismo de lado. Muitas vezes investia muito tempo em máscaras, camadas e caminhos que, a olho nu, não fariam diferença e não causariam impacto no resultado final. Aprendi a otimizar tempo pelos caminhos dos softwares, até chegar no resultado que eu esperava.

O mesmo acontece para a escolha de fontes. Existem centenas de opções muito parecidas e testar todas é praticamente impossível. Isso, muitas vezes, faz você perder um tempo que poderia ser melhor aproveitado em outros detalhes. Conhecendo as funcionalidades de cada estilo, arrisque!

Quem não quer inovar e ser o Super Criativo, né!? Pode parecer clichê, mas não tentar redescobrir a roda em todos os trabalhos ajuda bastante. A frase “menos é mais” deve se tornar constante na sua vida, porque quanto mais mirabolante você quiser fazer o job, mais tempo vai levar e menos satisfeito você vai acabar ficando. Eu fico encantado com aquelas coisas “simprinhas” que a gente vê e diz: “Por que eu nunca pensei nisso?”. Para mim, essas são as mais criativas.

Como o assunto é o ritmo da agência, temos que pensar nos processos internos de trabalho. Sem puxar o papo para o institucional, mas só como um toque, existem várias plataformas para facilitar esses processos. Aqui na Agência, no caso, usamos um software de gestão, que gerencia as tarefas e projetos para empresas, além de outras várias funcionalidades. Muitas vezes você se depara com um monte de demandas, que pode deixar você um pouco ansioso ou apavorado. Mas esse tipo de sistema auxilia a definir quais são as prioridades do seu dia. Ou, se a sua agência ainda não optou por softwares de gestão, você pode simplesmente conversar com o responsável pela demanda interna, perguntando o que é prioridade, para não bater aquele desespero de ver a caixa de e-mail cheia.

Tendo em mente que ainda somos humanos e não vamos dar conta de tudo em tempos recordes, podemos treinar o nosso foco, sempre atentos aos prazos. Crie possibilidades de manter o foco, porque essa é a melhor ferramenta para render mais em um dia de trabalho. Se você quer algumas dicas de como driblar os bloqueios criativos, eu escrevi sobre isso neste texto, que pode auxiliar você com 4 maneiras bem legais para utilizar no seu dia-a-dia. Gostou do texto e quer saber mais? Comente aí embaixo e vamos conversar!

Não pare por aqui

Há mais para explorar!