4 dicas essenciais para começar no Google Adwords

Não é exagero afirmar que, hoje, o Google Adwords é indispensável para que uma marca ou empresa alcance a visibilidade e, consequentemente, o lucro desejado. Antes de começar a trabalhar na Advertência, eu tinha uma vaga noção do que era o Adwords e de para que ele servia, mas nunca tinha explorado ele na prática. Quando comecei, foi um susto: ele tem MUITA coisa! Tanta que é bem difícil de começar mexendo “do nada”, sem um pouco de estudo. Como tenho me dedicado bastante a isso ultimamente, resolvi separar umas dicas que podem te ajudar na hora de começar a desbravar o universo da busca paga. Bora?

1. Compreenda os diferentes níveis de configuração

O Adwords é dividido em: conta, campanhas, grupos de anúncios e anúncios, indo do maior ao menor nível, todos eles indicados no lado esquerdo da tela. No caso de uma agência como a nossa, pode existir ainda um nível superior, que é a Minha Central de Clientes (MCC), na qual é possível controlar diferentes contas. A questão é: uma mesma conta pode gerenciar diversas campanhas; essas campanhas, por sua vez, são configuradas de acordo com objetivos específicos. Ao criar a conta de um cliente do ramo imobiliário, por exemplo, configurei duas campanhas: uma voltada para aluguel e outra para venda de imóveis. Dentro de cada uma delas, fiz divisões em grupos de anúncios direcionados a cada tipo de imóvel – casa, apartamento, terreno, etc. E, por fim, dentro de cada grupo de anúncio, gerei cerca de cinco anúncios diferentes. O Google recomenda que se criem no mínimo três para cada grupo, para que se possa avaliar que tipo de chamada é mais atrativa.

2. Defina muito bem as palavras-chave e sua correspondência

Definir as palavras pelas quais você quer ser encontrado é essencial. Especialistas recomendam que se elenque de 5 a 20 palavras-chave. Parece pouco, né!? Mas isso é porque o Adwords permite que você determine um nível de correspondência, isto é, o quão semelhante à palavra-chave a busca do usuário precisa ser. Escolhendo a correspondência ampla, o Google considera todas as flexões de busca possível. Já se você escolher a correspondência de frase, seu anúncio só será exibido para pessoas que fizerem buscas por uma palavra ou trecho determinado, que você determina através do uso das aspas. A correspondência exata, por fim, exige consonância absoluta entre a sua palavra e a busca do usuário, caso contrário não apresenta seu anúncio a ele; para escolher essa correspondência, você insere a palavra ou frase entre colchetes.

E isso tudo também vale para as palavras-chave negativas, ou seja, aquelas às quais você não quer ter seu anúncio associado. No Adwords da Agência, por exemplo, uma das palavras-chave que selecionei foi “design gráfico”, já que essa é uma das nossas frentes de atuação, e mantive-a em correspondência ampla. Só que essa escolha fez com que o nosso anúncio aparecesse para uma pessoa que estava buscando informações sobre cursos de design gráfico, o que não é o caso. O mesmo com relação à campanha de franquias de um dos nossos clientes, uma empresa de energia solar. A eleição de “franquia” como uma palavra-chave em correspondência ampla fez com que buscas relacionadas a franquias de alimentação, como McDonald’s e Subway, apresentassem um anúncio referente a sistemas fotovoltaicos. Aí não dá, né!?

3. Decida onde o seu anúncio será veiculado

Ao criar uma campanha, você define para ela uma meta. Essa meta pode estar relacionada a aumentar as vendas, receber mais acessos e cliques no site, gerar contatos (leads), entre outras coisas. Dependendo do objetivo escolhido, os anúncios da sua campanha poderão ser veiculados em um ou mais lugares; os dois mais comuns são a Rede de Pesquisa e a Rede de Display. Os anúncios veiculados na Rede de Pesquisa são aqueles que aparecem quando a pessoa pesquisa por alguma das palavras-chave elencadas por você na busca “tradicional” do Google (ou seja, no google.com.br); esses anúncios são apenas em texto. Já a Rede de Display permite criar anúncios gráficos responsivos, ou seja, anúncios para os quais você elenca uma série de opções de títulos, descrições, imagens, logomarcas e até vídeos e o Google exibe a combinação ideal de acordo com o usuário que está pesquisando. Esses anúncios são veiculados em sites parceiros do Google, ou seja, aqueles que disponibilizam espaços para anúncios através do Google Adsense, no YouTube e até em redes sociais.

Na palestra que deu no Redevu: devday+, o Deivison Elias, do eGestor, frisou que a Rede de Display alcança cerca de 80% de TODA a internet. É muito ampla, né? Mas essa amplitude toda requer um orçamento significativo para funcionar com eficiência. Além disso, é necessário um monitoramento constante para ver se o retorno está sendo o esperado. No caso do cliente que citei ali em cima, a empresa de energia solar, a Rede de Display levou um número enorme de visitantes ao site: foram cerca de 12 mil em um mês! De todo esse número, porém, NENHUM converteu em lead, que é o objetivo principal deles. Assim, optamos por destinar à Rede um orçamento menor e investir em outras frentes que estavam nos dando resultados melhores. Como ressaltei, vai do objetivo que se quer alcançar.

4. Divida o seu orçamento de acordo com as suas prioridades

Ao contrário do que normalmente se pensa, não é necessário um orçamento astronômico para investir em Adwords. Com uma ou algumas poucas centenas você já consegue alcançar bons resultados. A parte financeira funciona mais ou menos da seguinte forma: você define o seu valor mensal de investimento, que pode ser pago via boleto ou cartão de crédito; em seguida, você divide esse valor de acordo com os dias do mês e com o número de campanhas ativas na sua conta. Em seguida, você determina o valor que está disposto a pagar por cada palavra-chave de pesquisa, o chamado “CPC (Custo Por Clique) Máximo”. Só que existem dois detalhes importantes a respeito do CPC: o primeiro é que você só paga quando um usuário clica no anúncio, e não a cada visualização; e o segundo é que não necessariamente você vai gastar tudo o que se dispôs a pagar por um clique: o Google ranqueia os anúncios de acordo com o CPC Máximo, mas o seu CPC real pode ser menor dependendo de quanto a concorrência está oferecendo.

O que você precisa fazer é elencar prioridades: no caso da empresa que comentei, o foco agora é a venda de franquias; o que fiz, então, foi destinar uma parte maior do valor para essa campanha e deixar as demais rodando com o mínimo de orçamento necessário. O mesmo com relação à imobiliária: como o objetivo principal deles é a venda de imóveis, o orçamento do Adwords está atualmente centrado nessa campanha.

Espero que essas dicas tenham sido úteis para te ajudar a começar no Adwords! Caso você queira se aprofundar um pouco mais, temos um e-book que pode te auxiliar a gerar leads através dessa ferramenta. Mas você sabe, né: precisando de um planejamento e gerenciamento mais aprimorado, pode contar com a Advertência para te auxiliar. 😉

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