O início de uma redatora no mercado de trabalho: 3 dicas básicas pra você dar o primeiro passo.

“Como tá sendo a experiência com o mercado?”

Essa pergunta foi a pioneira em termos de escuta durante meus primeiros dias de estágio, tanto na minha sala de aula, quanto em casa, mas deixando o saudosismo da primeira semana de work pra lá, vou introduzir você sobre, como de fato, foi o meu início como estagiária em redação em uma agência de publicidade.

A minha iniciação no mercado de trabalho como publicitária se deu a partir de um estágio em redação e não pense que escrever e criar conteúdos que tem o total intuito de prender o leitor, lead, prospect ou target é fácil. Acredite em mim, uma hora a aterrorizante página em branco e a tela azul aparece e você acaba sendo reiniciada, sem sistema de backup instantâneo.  

Atuar em uma agência de publicidade

Atuar em uma agência de publicidade é algo grandioso, todavia para um estudante de comunicação, sem nenhum preparo da realidade do mercado de trabalho, se torna desafiador e assustador.  Por isso, a frase, “quem faz a porta de entrada é você” se aplica bem aqui. Não é nada fácil atuar em uma agência de publicidade como estagiária, seja de redação ou outra área. É, literalmente, começar do zero, sem nenhuma ideia, de quem são seus colegas, de quais são os clientes que eles atendem, como é a linguagem usada para cada mídia, para cada cliente, com quem irá se comunicar e passar a mensagem. Para além disso, há o fator intimidador, uma sirene que surge na sua mente e fica girando em tons vibrantes: o medo.

Sentir medo é algo comum, mas ao mesmo  tempo perturbador, porque acaba, meu caro ou cara, paralisando. Mas aceite, ter esse sentimento faz diferença quando falamos de cativar o coração desse monstrinho chamado mercado de trabalho. Lembre-se, o medo, em vários momentos, pode ser um ótimo incentivador a começar coisas que você sequer acreditou que poderia um dia fazer. Adentrar no mercado publicitário era uma delas e estagiar aqui na Advertência também foi. Uma hora ou outra você terá de encará-lo e para se preparar para isso, aí vai 3 dicas preciosas:

 

  1. Acredite em você

Abrace sua fé e acredite em todo seu potencial, afinal você é sua marca, então venda-se bem. E lembre-se que o mercado pode ser muito cruel à primeira vista, porém ele é só um monstrinho que precisa de amor ao longo do tempo.

 

  1. Dê liberdade a sua criatividade e fuja do currículo “padrão”

Não tenha medo de produzir um currículo “diferentão” em termos de direção de arte e montagem, afinal um diferencial é necessário e quem sabe você chame atenção a partir disso.  Não fique insegura(o) na hora enviá-lo depois de pronto, tá tudo bem receber um “não, por isso mesmo, continue enviando-o, uma hora vai dar certo e você estará estagiando no que tanto gostaria;

  1.  Esteja aberta(o) as novas informações, sem pré conceitos e ideias já criadas

Vale lembrar, um estudante de comunicação precisa ser “mente aberta” e quando digo isso, não é para aceitar tudo o que chegar, mas receber a informação a filtrando até poder aproveitá-la do seu modo.

Agora é com você, dê o primeiro passo e arrisque, é dessa forma que você saberá como é atuar no mercado de trabalho. E “Welcome to the new age!”

 

Não pare por aqui

Há mais para explorar!