O que rolou no Redevu: devday+

No dia 09 de fevereiro, ocorreu nas dependências do Colégio Politécnico da UFSM o Redevu: devday+. Organizado pela Jetimob com o apoio da Agittec e do Sebrae e patrocínio da Black Sul Software, da Ozorio Design Digital, da Uningá Eleva, da get.commerce, da MP&C Comunica, da Sphera Software e da Super Visão Contabilidade e Consultoria, o evento ofereceu palestras e workshops nas áreas de design, marketing e tecnologia, ministrados por profissionais do mercado. Tive a oportunidade de participar do Workshop de Marketing Digital, que contou com oito palestras durante a manhã e a tarde daquele sábado. Nesse texto, o meu primeiro para o blog da Advertência, vou dar um panorama geral de cada um dos bate-papos para vocês.

Cultura digital, por Olga Lab

O dia de atividades começou com a fala do Jonathan Pereira e do Ricardo Karsten, da Olga Lab. Os meninos falaram um pouco sobre o que é a tal “cultura digital” na qual estamos inseridos (e que, vale dizer, a Olga leva no nome). Para isso, eles fizeram um apanhado do conceito de cultura e das transformações pelas quais o marketing passou com a chegada e o desenvolvimento das mídias sociais digitais. O Jonathan e o Ricardo definem o cenário atual da comunicação e da cultura em algumas palavras, como compartilhamento, desterritorialidade, racionalização e autonomia. Esse contexto faz surgir um novo consumidor – e, consequentemente, faz com que as marcas precisem compreendê-lo profundamente para transmitir sua mensagem com eficiência.

Promovendo marcas através do Google Adwords, por eGestor

Quem também conversou conosco foi o Deivison Elias, do eGestor. Ele deu dicas de como promover as marcas utilizando a busca paga do Google. O Deivison diferenciou as modalidades de anúncio e deu dicas de como otimizar algumas definições, como as palavras-chave, os lances, o texto dos anúncios, etc. Foi interessante que, ao começar sua fala, ele nos pediu que acessássemos o site do eGestor; ao final, disse que o fez apenas para demonstrar o poder do seu investimento no Google Adwords, já que agora receberíamos diversos anúncios de seu site – e, de fato, recebi vários em minhas redes desde o dia 09…

Estratégias de marketing para e-commerce, por get.commerce

Outra pessoa que compartilhou um pouco da sua experiência de mercado no Workshop foi a Gabrielle Adolfo, da get.commerce. A Gabrielle falou sobre o que é preciso para que uma empresa se insira no mundo do e-commerce. Um ponto muito interessante da apresentação dela foi o levantamento de alguns dos principais mitos existentes a respeito da comercialização de produtos em mídias digitais, que surgem muito pelo receio dos empresários em investir nesse mercado. Ela também trouxe exemplos práticos de empreendimentos que tiveram sucesso nas vendas digitais, tanto de clientes da get como de externos.

Introdução ao Inbound Marketing, por Ozorio Design Digital

Encerrando a manhã de bate-papos, tivemos a apresentação do Cláudio Ozorio, da Ozorio Design Digital. Ele conceituou o Inbound Marketing e falou da importância de se construir um relacionamento duradouro com os clientes, acompanhando-os desde sua primeira visita ao site até o momento em que indicam a marca para outras pessoas após a compra. Gostei muito que, para explicar o desenrolar das estratégias de Inbound, o Cláudio usou Star Wars. Ele nos fez imaginar o Luke como o potencial cliente: aquela pessoa que está desorientada, perdida, não sabe muito bem o que quer; eis que surge, então, a marca, personificada pelo Obi-Wan Kenobi: ela é responsável por educar e guiar o potencial cliente por todas as etapas do seu processo, até que ele não só se torne um consumidor como também um evangelizador do produto ou serviço oferecido (em Star Wars, o momento em que Luke passa a instruir Ray).

A era do conteúdo, por WANNAhub

As discussões da tarde começaram com o Cássio Aguiar, da WANNAhub. O Cássio compartilhou conosco um pouco da sua vasta experiência com produção de conteúdo. Ele apresentou dados bem empíricos a respeito da presença digital de marcas, da sua eficiência para as vendas (ou, no caso, ineficiência) e dos anseios dos consumidores nas mídias sociais. Para o Cássio, o segredo do sucesso está na produção de conteúdos orgânicos, condizentes com o dia a dia e a realidade dos clientes, e não naqueles centrados apenas na venda. Foi com base nisso que ele criou uma metodologia própria, à qual ele deu o nome de “MOVE”. Vale destacar que a palestra do Cássio foi uma prévia da que ele deu na Campus Party (!) na semana seguinte. Chique, né!?

Automação de marketing, por Jetimob

Quem também nos brindou com uma fala bastante prática foi a Karine Mônego, da Jetimob. Ela conceituou a chamada automação de marketing, salientando bastante a diferença com relação ao simples “e-mail marketing”. A Karine apresentou quais são os prós de utilizar esse sistema, deu dicas do que precisa se levar em consideração ao planejar e executar uma campanha automatizada e também mostrou na prática alguns dos fluxos de automação que ela já configurou lá na Jetimob.

Presença das marcas nas redes sociais, por Tinto Consultoria

A Mariana Reis, da Tinto Consultoria, falou sobre o posicionamento das marcas nas redes sociais. Para isso, ela iniciou com uma diferenciação bem pertinente: entre mídia e rede social. Enquanto a primeira refere-se exclusivamente às plataformas, às tecnologias, a segunda diz respeito às conexões feitas pelas pessoas que se utilizam das mídias. Ou seja: ao falar com um potencial consumidor, é pensando em redes que uma marca deve fazê-lo. A Mariana também ressaltou a importância de ter bem definidas as personas, tanto da marca como do público, e identificar as finalidades e potencialidades de cada rede social, a fim de identificar se elas condizem com o que a marca ou empresa quer transmitir.

Redação SEO, por Jetimob

Por fim, quem encerrou o dia de debates foi o próprio organizador do evento, o Victorio Venturini, da Jetimob. Ele demonstrou como é possível melhorar o posicionamento dos sites na busca orgânica do Google através de uma boa redação SEO (Search Engine Optimization). Isso se faz, basicamente, atentando aos três níveis que o Google analisa em um site: o onpage, o offpage e o de estrutura. Cada um desses níveis tem características específicas que o profissional responsável por gerenciar o site pode (e deve!) otimizar.

No geral, foi um dia bem proveitoso. Pude aprender bastante e refletir sobre coisas que têm me feito quebrar a cabeça aqui na Agência. Tenho certeza que os(as) estudantes e profissionais que participaram puderam aproveitar tanto quanto eu. 😉

Espero que vocês tenham gostado do texto! Até a próxima!

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