O que é produção gráfica?

A produção gráfica é um processo complexo, que envolve uma grande variedade de fatores, que influenciam diretamente na qualidade da impressão. Hoje, as faculdades e cursos não se aprofundam no assunto, fazendo com que o conhecimento fique restrito aos profissionais de gráfica e muitas agências não tenham especialização no assunto. Nesse texto vou compartilhar um pouco da minha experiência de anos trabalhando em gráfica. Quer saber mais? Continue acompanhando!

A produção gráfica consiste em 3 processos: a pré-impressão, a impressão e a pós-impressão, etapas fundamentais para o processo de produção de qualquer tipo de mídia impressa existente no mercado nos dias de hoje.

É claro que para cada tipo de mídia existe um processo específico, como a flexografia, a rotografia e o processo de impressão offset que são hoje em dia os mais utilizados. Existem vários outros que embora não sejam tão frequentes, ainda são utilizados para tiragens em pequena escala, como a tipografia.

A pré-impressão

O processo de pré-impressão consiste em igualar o processo de conversão de uma síntese aditiva a uma síntese subtrativa. Parece complicado, né? Mas estamos falando simplesmente de um perfil de cor em RGB para o CMYK.

Existem perfis de cores variados para poder se obter tal conversão. Porém RGB e CMYK são os mais conhecidos. Mas, o processo de produção gráfica é extremamente extenso em cada um de seus passos. Não poderei detalhar tudo agora, mas em outros posts explicaremos outros processos mais detalhadamente.

A impressão

O processo de impressão, que é o segundo passo da produção gráfica e consiste em passar a arte para um substrato chamado de fotolito ou CTP (Computer to plate). O CTP é o processo de impressão mais moderno que existe para impressão offset. Mas, cuidado ao dizer que o CTP é o processo de impressão mais moderno que existe!

Não podemos esquecer que estamos falando de substratos e não de sistemas de impressão. Se falarmos que para cada mídia existem diversos processos de impressão, consequentemente também temos diferentes tipos de substratos dependendo do sistema de impressão.

Isto acontece em equipamentos para tiragens em grande escala, mas não acontece com impressoras multifuncionais tais como impressoras a jato de tinta ou impressoras laser, já que as mesmas apenas processam informação digital e distribuem para um cabeçote ou cilindro eletrostático, que distribui a imagem processada para uma mídia, seja ela papel, tecido, lona ou até mesmo adesivos.

Pós-impressão

E o último processo envolvido na produção gráfica é o de pós-impressão, no qual é dado o acabamento das mídias, sejam eles cortes, cortes com faca, hotstamping, vernizes, laminação ou colagens, dependendo do tipo de trabalho que for desenvolvido.

Embora algumas pessoas acreditem que esse momento não é tão importante, um bom acabamento faz toda diferença. Inclusive, acabamentos de pós-impressão são utilizados para tornar materiais diferenciados e agregar valor. Depois disso, a campanha publicitária está pronta para ir para a rua!

Por fim, devemos mencionar que é de extrema importância que o profissional que atua com produção gráfica conheça muito bem cada um destes processos, já que isto determinará a qualidade do produto final. Outro ponto fundamental para os processos funcionarem com perfeição é a formatação do trabalho, para melhor aproveitamento da mídia a ser utilizada. Esses cuidados trarão qualidade para o produto e um melhor custo-beneficio para o cliente.

Gostou de saber mais sobre produção gráfica? Fique ligado em nossas redes sociais. Postaremos em nosso Facebook e Instagram muitas novidades sobre o assunto.

Não pare por aqui

Há mais para explorar!