Inbound Marketing e Outbound Marketing: qual a diferença entre eles?

No marketing, na comunicação e na publicidade termos e conceitos novos surgem quase todos os dias. Em meio a tantas novidades, um conceito veio para ficar, o inbound marketing. Com a ascensão do inbound marketing, o mercado voltou a falar em outro conceito, que antes era a única forma de fazer comunicação, o de outbound marketing, aquela forma tradicional de fazer propaganda.

Entretanto, nem sempre é fácil saber o que é cada um desses tipos de marketing e quais as principais diferenças entre eles. Para te ajudar a elucidar a questão, preparamos esse post no qual vamos te esclarecer os dois conceitos. Continue acompanhando para saber mais.

O que é outbound marketing?

Quando você tiver dúvida sobre o conceito, lembre-se que o próprio termo é capaz de explicá-lo. Quando falamos em outbound, falamos em todo marketing que expõe a sua marca de maneira OUT, ou seja, para fora, que externaliza as suas ideias e seus produtos.

Nesse caso,  considera-se que a empresa precisa atuar ativamente na prospecção de novos clientes, na busca por gerar interesse pelo produto ou serviços.  Alguns autores consideram até chamar de “velho marketing” porque o outbound se apropria das velhas estratégias de comunicação como marketing direto, televisão, rádios, jornais, outdoors, ações diretas, dentre outros.

Sei que agora você deve estar se perguntando se existe outbound marketing na internet. Por incrível que pareça, a resposta é sim. Propagandas no youtube, pop-ups e banners de display em campanhas de Ads são algumas das estratégias digitais que podem ser consideradas de outbound marketing.

O que é inbound marketing?

Da mesma forma que o outbound marketing, o conceito de inbound marketing também pode ser entendido através de seus termos. Inbound marketing é todo marketing feito de maneira IN, ou seja, sem ser percebido. Em tradução livre para o português, podemos dizer que inbound marketing é marketing de atração. Ou seja, a ideia não é ir atrás do cliente, mas despertar o interesse dele para que ele venha até você.

Atualmente, o inbound marketing é usado basicamente no mundo digital. Depois de muito estudo e definição da persona, ocorre a criação de conteúdo adequado para a sua persona, com objetivo de atraí-la para a sua empresa. Assim, ocorre a captação de leads (pessoas interessadas), que é feita através dos conteúdos e materiais disponibilizados pela empresa.

O passo seguinte é se relacionar com esses leads, oferecendo cada vez mais conteúdo relevante para eles, preparando-os para uma compra mais consciente. Ou seja, você conhece seu público, produz conteúdo focado nele para atraí-lo e se relaciona com ele até o momento em que ele perceba que precisa da solução que a sua empresa oferece. Todo esse caminho é o que chamamos de funil de vendas, ou seja, o objetivo é auxiliar a persona a caminhar até o fundo do funil, que é onde ocorre a compra.

Inbound marketing x outbound marketing: qual eu devo utilizar?

O grande erro está em pensar que você deve escolher entre uma ou outra para aplicar na sua empresa. As duas estratégias são coisas totalmente diferentes e atuam em momentos, direções e prazo totalmente diferentes. Ou seja, são complementares. Se alguém lhe disser que só um ou outra é boa para a sua marca, ignore e siga adiante.

Para definir qual o momento de usar cada uma e de que forma cada uma dessas estratégias será empregada, você precisa ter bem claro o planejamento de comunicação da sua empresa. Lembre-se sempre, ele é indispensável!

Então, o outbound marketing você provavelmente já conhece, mas se você quer saber mais sobre inbound marketing, baixe nosso e-book sobre o assunto. Boa leitura!

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