7 dicas de branding para você ter uma marca de sucesso

Branding é um conjunto e ações realizadas para colocar uma marca nova no mercado de maneira que sua imagem e posicionamento se mantenham fortes, positivos e facilmente reconhecidos. É nessa etapa que os esforços criativos se direcionam para nome, logotipo, ícones, cores, slogan, identidade visual, conceitos e estratégias de posicionamento da marca.

Eu iria um pouco além ainda, incluiria detalhes como atendimento, precificação, ambiente, customer sucess, planejamento de comunicação, dentre outros.  Enfim, para mim branding é tudo que pode fazer com que a imagem da sua empresa se complete. E se você pensa que branding é algo com o que deve se preocupar apenas no início das atividades da sua empresa, você está enganado. O branding deve ser observado constantemente, porque muitas vezes, alguma ação ou outra, pode fazer a direção mudar e você precisa estar atento a isso.

Sabendo da importância disso, separei algumas dicas de branding que podem ajudar você nessa etapa. Continue lendo para saber mais!

1. Seja facilmente identificável

Quando você for escolher o nome e a imagem da sua empresa, fique atento para gerar identificação. Como assim? Priorize nomes e imagens que façam com que o consumidor rapidamente identifique do que se trata o seu negócio. Evite nomes em línguas estrangeiras que tenham a escrita diferente da pronúncia e principalmente com pronúncias difíceis.

Lembre-se sempre de uma informação importante: menos é mais e quanto mais claro, melhor.

2. Escolha uma marca icônica

Opte por marcas icônicas, que tragam símbolos facilmente memorizáveis e simples. Marcas que desenvolvem branding eficazes conseguem traduzir todo o seu valor apenas com sua simbologia. Opte por esse posicionamento e novamente lembre-se da informação importante: quanto mais simples e claro, melhor! Não queira rebuscar o que não precisa.

3. Desenvolva um conceito

Quando você desenvolve uma marca com conceito, todos os valores da sua empresa são acessíveis para o seu consumidor através de sua imagem.  Você deixa de vender apenas um produto para vender um ideal, uma experiência ou até mesmo um propósito. Desenvolver um bom conceito no seu branding gera empatia e identificação.

4. Humanize a sua marca

Marca que não entende e se preocupa com a real dor e sentimento do seu cliente não se destaca. Você tem um negócio para suprir a necessidade da sua persona, mas se você não mostrar que você realmente se preocupa com isso pode ser que o seu consumidor escolha pela sua concorrente. Mostre que a sua empresa entende a real necessidade do consumo do seu produto e que não está apenas interessado em encher o bolso.

Sua empresa precisa ser humana e mostrar isso. Precisa transparecer que ela realmente está preocupada em atender suas necessidades, expectativas e desejos. Demonstre empatia pelo seu cliente.

Mas saiba que humanizar uma marca não é uma tarefa que acontece do dia pra noite. É  uma construção diária, de longo prazo e qualquer decisão que fuja disso, pode colocar a imagem da sua empresa em risco.

5. Trabalhe com storytelling

Você já ouviu falar de storytelling? Se ainda não ouviu, corra atrás do prejuízo. Storytelling é a arte de persuadir contando histórias e uma importante ferramenta de branding. Isso, porque é sabido que o ser humano ama histórias. Ele se identifica, se emociona e memoriza histórias com muito mais facilidade.

Eu mesma nunca vou esquecer um livro que li “As histórias que me ensinaram a viver” de Jorge Bucay, que contava a rotina de análises psicoterapeutas e que, ao abordar a dor do paciente, o psicólogo contava histórias. A associação era incrível e de grande persuasão. Eu lembro até hoje das histórias e vejo o quanto é importante fazer essa analogias para que simplifiquemos algumas coisas que precisamos compreender.

Portanto, abuse das histórias, conte experiências de clientes e histórias na experiência dos clientes com a sua marca. A história realmente é algo que marca!

6. Seja inclusiva

A inclusão é um assunto fortemente debatido. Mas, não é só por isso que devemos priorizar a inclusão com forte apelo na nossa marca. No mundo, a diversidade é muito maior que se imagina. Vai muito além do padrão estético de família feliz que até hoje se vendia em comerciais de margarina e certamente, a sua clientela também é.

Então não tem o porquê, não gerarmos essa inclusão na nossa marca. Mas cuidado! Não se aproprie da inclusão apenas com fins marqueteiros, pois seu público perceberá isso e acabará tendo efeito contrário. Se você não acredita nisso, não use!

7. Seja responsável

Ter responsabilidades com suas promessas marqueteiras é extremamente importante. Não faça promessas apenas com cunho promocional, porque o seu consumidor está de olho em você. Prometa apenas o que pode cumprir e não tente trabalhar enganando as pessoas. Responsabilidade e compromisso com o seu cliente e com a sociedade em primeiro lugar.

Isso é branding de verdade, fazendo com que a imagem que sua marca passa seja a mesma identidade que ela possui.

Aplicando essas dicas de branding na construção e no dia a dia da sua marca, fica muito mais fácil se tornar aquela empresa amada e desejada pelo seu público. Eles não serão apenas consumidores, mas também embaixadores da marca, o que é muito importante nesses tempos de redes sociais, onde toda pessoa é uma mídia.

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