Minha agência de publicidade não dá resultados. E agora?

Em um negócio, tudo gira em torno de resultados. Toda empresa que chega até a agência de publicidade solicitando uma proposta de fee mensal, vem com um objetivo claro: quer que sua empresa atinja bons resultados.

Mas, poucos gestores tem claro o que é preciso, na relação agência/cliente, para que os números estejam em constante crescimento. Para isso, preparei esse post com algumas práticas que aprendi na rotina na agência e na relação com os  clientes, que alteram consideravelmente os gráficos de crescimento dos resultados. Quer saber quais são? Continue lendo o post!

1. Líderes engajados

Cresce muito o número de empresas e, com isso, o número de gestores. Na intenção de garantir uma segurança financeira, percebemos que profissionais de distintas áreas estão investindo em negócios diferentes da sua formação acadêmica ou de suas experiências profissionais anteriores.

Com isso, acontece muito dos gestores não dominarem a nova área que estão atuando e consequentemente não acompanharem como deveriam os seus negócios, colocando essa responsabilidade nas mãos de algum gerente ou supervisor.

É importante mencionar o ditado popular que é “o olho do dono que engorda o gado” para fazer essa associação. Ninguém mais do que o gestor quer garantir o crescimento e o sucesso de sua empresa, mas se ele não estiver por perto, dificilmente vai conseguir.

2. Um profissional de marketing dentro da empresa

Percebemos que somente empresas de grande porte investem em profissionais internos de marketing. As pequenas e médias acreditam que se contratam uma agência é desnecessário ter mais um profissional dentro de sua base e assim começa um grande erro.

Ao optar por não ter alguém responsável pela demanda de marketing trabalhando em conjunto com a agência, a comunicação se estremece por dois motivos: ou porque ninguém na empresa consegue atender as demandas ou porque são muitas pessoas para decidir. Assim, as decisões acabam ficando para depois atrasando o fluxo e os prazos.

Um profissional interno de marketing garante a centralização e cumprimento das demandas tanto no sentido agência/cliente quando o contrário e acelera os processos internos e os controles de prazos e planejamento.

3. Uma boa política de endomarketing

Endomarketing é algo que muitas empresas nunca ouviram falar. E, nada mais é do que executar um planejamento de marketing interno, com o objetivo de fortalecer a comunicação entre colaboradores e direção, bem como, ter pessoas promovendo o incentivo da participação da equipe mais efetivamente dentro da sua empresa. Afinal de contas, se a sua equipe não for a sua melhor marqueteira, quem será?

O endomarkerting é o marketing realizado apenas internamente para informar regras, hábitos, capacitações, motivações, cultura organizacional e fortalecer isso periodicamente. Serve também para treinar e motivar a equipe mostrando os resultados para acompanhamento de todos a cada nova campanha. Sem um endomarketing alinhado, o sucesso de vendas reduz drasticamente. Aposte nisso!

4. Confiança na expertise dos profissionais da agência de publicidade

Uma agência de publicidade é formada por profissionais que sabem como fazer tudo que é preciso para um negócio se destacar no mercado e isso não implica apenas em fazer uma arte bonitinha. Por trás da arte que, também precisa de muito estudo e na maioria das vezes é apenas o que chega até o cliente, existem profissionais desenvolvendo planejamento, estudo de personas, de perfil de empresa, produtos, comportamento do consumidor, melhor discurso a ser executado, entre outros. Quando você contrata uma agência, você está optando por profissionalizar a imagem da sua empresa e para executar isso com maestria é preciso muito conhecimento.

Querer desenvolver o papel de publicitário ou questionar as sugestões que são levadas até você vai prejudicar apenas a sua empresa. Contrate uma agência de publicidade na qual você possa confiar de olhos fechados à imagem da sua empresa e o retorno de investimento que você aplica nela.

Outro fator comum é o gestor ou responsáveis pelo marketing na empresa duvidarem de todas as decisões apresentadas no planejamento e o colocarem o seu gosto pessoal à frente das decisões. Esse é um grande erro, pois, na grande maioria das vezes, o gestor não é a sua persona e então, se a base de conhecimento para a tomada de decisões for relacionada ao comportamento do gestor, estaremos colocando dinheiro fora, pois estaremos atingindo um público que não é o da sua empresa.

Mais uma vez, confie nos profissionais que está contratando. Eles vivem isso 24h por dia e não apenas estudaram para isso, como continuam estudando todo dia na prática os resultados dos caminhos escolhidos. Confie e celebre os resultados.

5. Paciência: planejamento é a chave do sucesso

Demorou para que conseguíssemos mudar a cultura do planejamento na rotina dos clientes. Claro que estou abordando aqui a realidade local, que é onde desenvolvo minhas atividades a um largo tempo. Sempre que o cliente chegava à agência ele tinha sede de imagens. Quer ver a logo, o outdoor, o folder. E na ideia de querer satisfazer o cliente, você vai lá e faz.

Se você espera que sua empresa tenha bons resultados com a contratação de uma agência de publicidade, tenha paciência. Não só a arte, mas todo o processo é muito mais eficaz quando é realizado a partir de um planejamento. E um bom planejamento, exige estudo, pesquisa e tempo. Não adianta acelerar. O velho ditado já dizia: “a pressa é inimiga da perfeição”, tente priorizar a perfeição ou então tentar chegar o mais perto disso.

E, para um serviço completo, cada profissional dentro da agência tem uma função e contribui de uma forma diferente para o crescimento da sua empresa. Seja paciente!

6. Aceite os testes

Acho que é de comum acordo que as informações estão indo e vindo cada vez mais rápido e que cada dia mais surgem novas e diferentes formas de divulgar o seu produto/serviço.

Antigamente, estudávamos por anos um mesmo veículo e hoje, em poucos dias ou semanas, precisamos conhecer mídias totalmente novas e incluir o  cliente de forma brilhante nelas. As novidades estão a todo vapor e com isso, muitas vezes os resultados não são o que esperamos.

Aceite que, principalmente na internet, tudo são testes. Mantenha um profissional avaliando o comportamento dos seus canais na internet, bem como treine seus colaboradores para indagar seus clientes sobre a sua empresa/marca. Somente assim, você vai saber o que realmente estará funcionando e vai direcionar o seu dinheiro para canais verdadeiramente efetivos.

Com um pouco de paciência e organização, a equação entre agência de publicidade e empresa irá trazer resultados positivos para todos os envolvidos. Coloque em prática essas 6 dicas e veja a melhora dessa relação. E, se ainda assim não der certo, talvez seja hora de investir em outra agência.

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