4 dicas para você começar a criar conteúdos para Redes Sociais

Você está pensando em começar a criar conteúdos para Redes Sociais? Separamos quatro dicas fundamentais para quem quer se aventurar no mercado da Redação Publicitária voltada para o meio digital.

Quando comecei a trabalhar com Redação Publicitária e criação de conteúdos para redes sociais descobri que os conteúdos e os cursos sobre o assunto eram bem escassos. Tive que desenvolver um sistema para criar os melhores conteúdos para as redes sociais dos nossos clientes, em um tempo reduzido e sem perder a qualidade. Vida de redator de agência é assim!
Você quer ser redator ou vai começar a criar o conteúdo da sua página? Eu separei 4 dicas que sempre me ajudam na hora de começar a criar conteúdo para um novo cliente.

1 – Conheça o cliente

Ao menos na primeira reunião com o cliente, esteja junto. É de extrema importância que você conheça o cliente, as visões que ele tem sobre a própria empresa e as expectativas que ele tem com a criação de conteúdo para as redes sociais. É o momento que você tem para tirar dúvidas e extrair o máximo de informações sobre a marca ou o negócio que você vai escrever sobre.
– Não confunda, o cliente não é o dono da empresa
Por mais que o cliente se personifique no dono da empresa, tenha em mente que o cliente é a Marca e o conteúdo deve estar em consonância com os objetivos do planejamento de marketing. Nem sempre o que o dono da empresa quer que você divulgue é o que dará resultados. Pense sobre isso.
– É essencial saber a missão, a visão e os valores da empresa.

2 – Conheça o público do seu cliente

Conhecer o público e definir as personas é fundamental para começar a criar conteúdos para as Redes Sociais. Entenda quais as dores do seu público, saiba qual é a  rotina e com qual tipo de conteúdo eles costumam interagir. Caso o seu cliente já esteja nas redes sociais, uma stalkeada pode ser o suficiente para você descobrir mais sobre o público que você irá trabalhar. Faça uma pesquisa no feed da rede social do seu cliente e detecte os conteúdos que geram maior engajamento. Isso será muito útil para você.
Sabe aquela primeira reunião com o cliente? Peça para ele falar sobre o público: quais as dúvidas mais frequentes, qual a faixa etária, classe social, dentre outros. Isso já vai te dar uma base para começar. Nós já escrevemos sobre isso aqui no blog, para saber como criar personas é só clicar aqui.

3 – Pesquise o que os concorrentes diretos estão fazendo

Pesquise o que os concorrentes diretos estão fazendo para você não fazer o “mais do mesmo”. Esse é o momento que você pode identificar os pontos fortes do seu cliente em relação à concorrência e trabalhar com eles.

4 – Faça uma lista dos produtos e serviços

Peça para o seu cliente fazer uma lista de todos os produtos e serviços da empresa. Você precisa saber exatamente o que está vendendo para o seu público, isso vai evitar ambiguidades e alterações.

Após isso você já terá informações suficientes para começar a criar o conteúdo. Mas aí vai uma dica preciosa: acredite no trabalho do seu cliente. É muito mais fácil criar conteúdo quando você consegue entender a importância do trabalho de cada um deles.

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